Em

Atletismo na escola é tema no fórum estadual de esporte e lazer


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL), realizou nesta quarta-feira (18), a 1ª Sessão Ordinária do Fórum Estadual dos Secretários e Gestores Municipais de Esporte e Lazer (FESMEL). O evento reuniu representantes de 46 municípios potiguares e mais de 100 pessoas no auditório da Escola de Governo, no Centro Administrativo, em Natal.  

Georgios apresentou curso gratuito para professores pelo CBAt (Foto/Divulgação)
Georgios apresentou curso gratuito oferecido pela CBAr aos professores da rede de ensino (Foto/Divulgação)

 

O primeiro encontro de 2018 teve como tema principal: “Atletismo na Escola”. Para tratar do assunto, a SEEL convidou o diretor de governança corporativa e gerente de comunicação digital da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Giorgios Stylianos Hatzidekis. Na palestra, os secretários e gestores municipais conheceram o programa de curso gratuito oferecido pela confederação aos professores da rede pública e privada de ensino.

“O programa Atletismo na Escola tem como objetivo formar professores especializados em mini-atletismo, pois o Brasil precisa de no mínimo 1,3 milhão de crianças praticando atletismo nas escolas e a nossa meta é atingir 20 mil unidades em todo o país até 2020, incentivando a prática esportiva, promovendo sáude e disciplina aos jovens atletas e principalmente revelar novos talentos”, revelou Giorgios.

A secretária adjunta da SEEL, Marcela Aurila, participou da sessão ordinária e falou da importância do atletismo para os municípios. “Hoje em todo o Rio Grande do Norte só temos 17 professores participando deste programa, queremos ampliar esse número e incentivar a prática do atletismo principalmente no interior. A apresentação foi importante para os secretários e gestores municipais que vieram ao FESMEL em busca de propostas e sugestões de políticas públicas para o esporte”, disse Marcela.

Na ocasião, o chefe de gabinete da SEEL, Cezar Nunes, apresentou o calendário de ações para 2018. Ele destacou a realização da sétima edição dos Jogos da Juventude Escolar do Rio Grande do Norte (JUVERNs). “Nossa meta neste ano é superar a marca de 2017 e atingir a participação de mais de 100 municípios, e classificar os melhores para a fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude, que através do empenho do Governo do Estado trouxe esse grande evento para Natal”, falou Nunes.

O FESMEL também abriu espaço para os secretários e gestores municipais trocarem experiências e apresentarem suas ações. O secretário de esportes e lazer de São Tomé, Kaick Pontes, apresentou o projeto Gol de Letra que vem sendo desenvolvido no município. “Trata-se de um projeto que incentiva o esporte na escola e quero agradecer a SEEL pela oportunidade de mostrar essa ação para os demais secretários e gestores”, agradeceu Kaick.

Além dos 46 municípios participantes, o FESMEL contou com as presenças do presidente do Sindicato dos Profissionais de Educação Física (SINDPEF), Hugo Câmara, do vice-presidente do Conselho Regional de Educação Física (CREF-16), João Pessoa, do presidente do Conselho Estadual de Desporto (CED), Roberto Cabral, do diretor da CODESP, Andrey Valério e o presidente da Federação Nacional do Desporto Escolar (FNDE), Gileno Souto.