Em

Recordista mundial faz palestra em Natal

Ronaldo da Costa celebra os 20 anos do recorde na maratona de Berlim


Em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL), Natal irá receber o ex-maratonista Ronaldo da Costa, em celebração aos 20 anos do recorde mundial conquistado em Berlim no ano de 1998. A turnê comemorativa começa nesta sexta-feira (16) com uma palestra, às 19h, no auditório da Escola de Governo, no Centro Administrativo.

A programação encerra na manhã do sábado (17) com um treino comandado pelo recordista mundial, às 5h30, no acesso do Alphaville, na Rota do Sol. De acordo com o chefe de gabinete da SEEL, a palestra e o treinamento são gratuitos. “A turnê de Ronaldo da Costa em Natal é aberta à população e uma grande oportunidade para os profissionais e praticantes do atletismo, estudantes e fâs conhecerem um pouco da história deste ídolo brasileiro”, disse Nunes.

Ronaldo da Costa recebeu do chefe de gabinete da SEEL, Cezar Nunes, a camisa da delegação do RN (Foto/Divulgação)
Ronaldo da Costa recebeu do chefe de gabinete da SEEL, Cezar Nunes, a camisa da delegação do RN (Foto/Divulgação)

Acompanhado pelos representantes dos grupos de corrida de Natal, Homero Azevedo (Korrida Maluka) e João Moreno (Corro por paixão), Ronaldo revelou que esta será a sua segunda passagem por Natal. “Estive aqui em 1995 participando de uma maratona e poder voltar a Natal para passar um pouco da minha experiência aos jovens é muito gratificante”, revelou o ex-fundista que levará sua turnê para dez capitais brasileiras, encerrando o evento comemorativo na Alemanha.

O recorde mundial estabelecido por Ronaldo na maratona de Berlim, em 1998, com o tempo de 2h06m05s, o tornou a primeira pessoa a correr com um ritmo inferior a três minutos por quilômetro. Essa marca permanece sendo o recorde brasileiro e sulamericano até hoje. O ex-fundista também apresenta no currículo a conquista da São Silvestre de 1994 e a medalha de bronze nos Jogos Panamericanos de Mar Del Plata, em 1995, na Argentina. Natural de Descoberto-MG, atualmente trabalha na formação de atletas no Distrito Federal.