Em

SEEL resgata o basquete feminino do RN

Equipe vai disputar os campeonatos paulista e brasileiro


A Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL) deu mais um importante passo para o resgate do esporte do Rio Grande do Norte. É que nesta terça-feira (31) foi firmado o projeto da formação de um time de basquete feminino para disputar o campeonato da Federação Paulista de Basquetebol (FPB) de 2018 e o campeonato da Liga de Basquete Feminino (LBF) do próximo ano.

Secretário da SEEL, Fernando Villar, recebeu o ex-atleta Rafael Babby (Foto/Assecom)
Secretário da SEEL, Fernando Villar, recebeu o ex-atleta Rafael Babby (Foto/Assecom)

 

O projeto faz parte de uma parceria da SEEL com a Secretaria de Estado do Turismo do RN (SETUR), Instituto Babby e Prefeitura de Pindamonhangaba-SP para divulgar o turismo do Rio Grande do Norte em São Paulo e todo o Brasil. “É muito gratificante poder contribuir com o esporte do Estado, à frente desta pasta que foi confiada e proporcionar através desta parceria com o Instituto Babby e Secretaria de Turismo o resgate de mais uma modalidade para o nosso esporte”, disse o secretário da SEEL, Fernando Villar.

De acordo com Villar a formação do time já está em andamento. Com investimento total de R$ 1,5 milhão (oriundo de aporte de R$ 350 mil do Banco Mundial, mais apoios e patrocinadores), a previsão é de que a equipe com o nome de Instituto Babby/Potiguar faça sua estreia no Campeonato Paulista no dia 30 de agosto, realizando quatro jogos em Natal. Para o Campeonato Brasileiro de 2019 estão previstos 22 jogos na capital potiguar. Os locais das partidas ainda estão sendo definidos pela equipe da SEEL.

A parceria com o Instituto Babby também envolve o projeto social de implantação de núcleos de formação de atletas de basquete no Rio Grande do Norte. O primeiro núcleo será instalado na Zona Norte de Natal e pretende atender 300 crianças de 7 a 12 anos e adolescentes de 14 a 17 anos. “Vamos oferecer aos potiguares a formação na prática do basquete nos mesmos moldes das unidades de São Paulo”, explica Rafael Babby que esteve na sede da SEEL.

O Instituto Babby é uma organização não governamental, criado pelo ex-jogador de basquete da NBA, Rafael Babby, em 2009, com o objetivo de promover o desenvolvimento humano, a inclusão social e a cidadania por meio do esporte e educação. Atualmente, o Instituto Babby atende 700 crianças em São Paulo nas unidades dos municípios de São Vicente e Santo André.