Em

Candidato defende a bandeira do ciclismo natalense


Praticante do ciclismo, o candidato a vereador de Natal Cezinha Nunes (PCdoB) prometeu acabar com a morosidade no cumprimento da Lei Municipal 0349/2011 que trata do Sistema Cicloviário de Natal. Segundo o gestor público, muitos acidentes de trânsito envolvendo ciclistas poderiam ser evitados se o Art. 7º que trata justamente das ações educativas de segurança e convivência entre os modais de transporte fossem imediatamente implantados.

Cezinha Nunes promete lutar pelo cumprimento da Lei que trata do Sistema Cicloviário de Natal (Foto/Divulgação)

“Natal deu um grande salto para o desenvolvimento sustentável e de mobilidade urbana com a criação do Sistema Cicloviário, porém essa lei não vem sendo aplicada em sua totalidade, principalmente no que se refere a segurança e convivência. A lei é clara e precisa ser cumprida quando trata de ações permanentes de campanhas educativas e treinamentos, tendo como público alvo os pedestres, ciclistas e motoristas, conscientizando a população sobre o uso adequado dos espaços compartilhados e a importância do respeito entre os modais de transporte”, revelou.

Como ciclista, Cezinha defende uma Natal onde crianças, jovens, adultos e idosos possam pedalar sem medo. “Já se passaram nove anos da criação da Lei 0349 e nenhuma campanha educativa foi realizada na implantação das ciclovias e ciclofaixas, e os acidentes só serão evitados quando a população tomar consciência da importância do ciclismo como lazer, atividade esportiva, melhoria da qualidade de vida e da disseminação do conceito de desenvolvimento sustentável, pois queremos uma cidade onde crianças, jovens, adultos e idosos possam pedalar sem medo”.

Cezinha também defende a incorporação imediata do Sistema Cicloviário do Município de Natal ao Sistema de Transporte Público de Passageiros, o que viabilizaria a implantação da bicicleta como meio de transporte alternativo. “A atividade esportiva do ciclismo já está consolidada em nossa cidade, mas o uso da bicicleta como alternativa para a melhoria da mobilidade urbana ainda não, e para que isso aconteça, basta cumprir o que determina a lei, incorporando o Sistema Cicloviário ao Sistema de Transporte Público, com estacionamento de bicicletas nos terminais de ônibus e trens, além da instalação do suporte para as bicicletas nesses veículos”.

Os recursos para a implantação do Sistema Cicloviário de Natal também são garantidos pela Lei 0349. “O conjunto de elementos que compõem a lei poderia estar muito mais adiantado, pois o artigo 22 determina inclusive a criação de um Fundo Municipal de Ciclovias, ou seja, muita coisa ainda precisa ser implantada e prometo trabalhar para tornar o Sistema Cicloviário de Natal viável e seguro”, prometeu o candidato.