Em

Jornalista lança livro sobre carreira de Ivan, o Terrível


A vitoriosa trajetória do ex-atacante Ivan Ricardo, o Terrível, abre a coleção #GrandesCraquesRN, série de obras produzidas pela editora Primeiro Lugar como proposta resgatar fatos relevantes do futebol potiguar, através de relatos das carreiras e vidas de grandes personagens que ajudaram a escrevê-la. Escrito pelo jornalista Norton Rafael, o livro ‘Ivan, o Terrível’ será lançado na noite da próxima terça-feira (26), no estádio Frasqueirão, durante evento alusivo ao aniversário do ABC Futebol Clube, onde Ivan é ídolo.

Obra de autoria do jornalista Rafael Morais (Foto/Divulgação)
Obra de autoria do jornalista Rafael Morais (Foto/Divulgação)

A obra passeia por vários momentos da carreira do ex-jogador abecedista. Escrito em ordem cronológica, Norton Rafael explora os fatos mais marcantes da carreira de Ivan, atleta e ídolo, além de desvendar o ser humano Ivan Ricardo. O livro relata o início no futebol amador e a relutância do pai Bil, a ascensão ao profissional, as dificuldades enfrentadas nos vários clubes por onde passou, a experiência na Ásia, suas peripécias dentro e fora de campo, suas mágoas e alegrias, além, claro, dos títulos e os gols mais importantes de sua carreira.
O livro ainda dedica capítulos especiais para contar a relação afetiva de Ivan com o ABC. O ex-jogador considera o clube preto e branco a sua segunda casa, embora muitas vezes a relação entre as duas partes tenha sido conturbada. Sem papas na língua, Ivan relembra momentos conflituosos com dirigentes e revela bastidores de alguns dos principais títulos do Mais Querido, conquistados com ele em campo.
“Ivan é um grande personagem. A história que ele construiu vestindo a camisa do ABC, por si só, já valeria um livro. No entanto, fomos além do campo para construir a imagem do Ivan ser humano. Para isso, buscamos depoimentos de ex-jogadores, como Sérgio Alves e Barata, além de ouvir dirigentes que trabalharam diretamente com Ivan, como Judas Tadeu e Leonardo Arruda. O livro é um compilado de causos e estórias, contadas de forma bastante acessível para o leitor”, explica Norton Rafael.
SERVIÇO:
Lançamento do livro “Ivan, o Terrível”
Data: 26 de junho de 2018 (terça-feira);
Local: Estádio Frasqueirão, durante a durante a cerimônia de aniversário de 103 anos do ABC.
Programação: Missa em Ação de Graças, às 19h, e sessão de autógrafos às 20h;
Pré-venda: www.edprimeirolugar.com.br/ivanoterrivel.
Fotos de Frankie Marcone.