Em

Futebol de Mesa do RN vai em busca do tri brasileiro


A cidade do Recife-PE vai receber de 20 a 23 de junho os melhores botonistas do país para a disputa da Campeonato Brasileiro de Clubes e Copa do Brasil Individual. Segunda maior força do Brasil, perdendo apenas para os baianos, o futebol de mesa do Rio Grande do Norte lutará por mais dois tricampeonatos.
Bicampeã brasileira nos anos de 2012 na Bahia e 2017 em Santa Catarina, a equipe Magic é formada pelos botonistas Franklin dos Anjos, Rafael dos Anjos e Aldemar Neto. “Nosso time está muito focado e vem treinando forte para trazer para o Rio Grande do Norte o tricampeonato brasileiro”, disse Rafael.

Frankiln e Rafael, pai e filho, jogam no mesmo time e dividem a paixão pelo futebol de mesa (Foto/Fábio Pacheco)
Frankiln e Rafael, pai e filho, jogam no mesmo time e dividem a paixão pelo futebol de mesa (Foto/Fábio Pacheco)
Aos 27 anos, Rafael já coleciona vários títulos individuais. Foi campeão brasileiro juvenil em 2009, campeão estadual e hexacampeão invicto dos JERNs. Atualmente ocupa a 11ª colocação no ranking brasileiro. “Ainda estou na fase de aprendizado e experiência pois pretendo chegar ao mesmo nível do meu pai”, comentou.
O pai de Rafael é Franklin dos Anjos que pratica o futebol de mesa há 40 anos e já coleciona dois títulos nacionais individual, cinco estaduais, Nordestão e por quatro anos seguidos (2013 a 2016) foi o melhor atleta do ranking nacional. Praticante oficial, o objetivo agora é lutar pelo tri individual na categoria especial e por equipe.
“O futebol de mesa é uma modalidade esportiva que requer muito treino, as vezes passo oito horas treinando apenas um chute e é com essa determinação que espero chegar ao tricampeonato brasileiro individual e ajudar o Magic a buscar mais um título”, revelou Franklin que é ex-atleta de futsal e abriga em sua casa uma sala de treinamento com duas mesas profissionais e inúmeros troféus.
Natal sede em 2020
Apesar do pouco número de atletas federados, são 120 atualmente, o futebol de mesa do Rio Grande do Norte é um dos mais respeitados, ostentando por muitos anos o status de melhor do Brasil. Além do Magic e das conquistas individuais de Franklin, o estado possui mais três campeões brasileiros: Erick, Valdison e Carlos, todos do município de Acari.
Por conta dessa força e qualidade dos atletas potiguares, Natal foi escolhida para sediar o Campeonato Brasileiro de 2020. O evento será em novembro e a Federação Norte-riograndense de Futebol de Mesa (FNFM) já está em campo para conseguir apoio e patrocinadores para a disputa que vai reunir pelo menos 500 botonistas de todo o Brasil.
“Além da visibilidade nacional para Natal, esse evento de grande porte será muito importante para divulgarmos o futebol de mesa no Rio Grande do Norte e ganharmos mais adeptos. Precisamos criar canais para aumentar o número de praticantes em nosso estado e manter esse nível de qualidade e alto grau de competitividade por muitos anos”, encerrou Rafael dos Anjos.

  • J. Fonseca

    A FNFM parabeniza pela excelente reportagem.