Em

Goianinha conquista a IV Taça RN Escolar de Futebol


A seleção de Goianinha sagrou-se campeã da IV Taça RN Escolar de Futebol – 15 a 17 anos. Na grande final contra Currais Novos, realizada neste domingo (15), no estádio Iberê Ferreira, o Iberezão, em Santa Cruz, a equipe alviverde venceu por 1 a 0, gol de Jonata Eduardo, e comemorou o título, enquanto os curraisnovenses o vice. Na disputa do terceiro lugar, João Cãmara levou a melhor vencendo Ipanguaçu por 2 a 1.

A competição promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL), que reuniu 24 seleções municipais e realizou 34 partidas em váras regiões do Rio Grande do Norte, teve como artilheiro o atacante Túlio Anderson, da equipe de João Câmara, com sete gols marcados. O troféu de goleiro menos vazado foi para Wellington, de Goianinha, com apenas dois gols sofridos.

O secretário de Estado do Esporte e do Lazer Canindé de França, e o adjunto João Pessoa, acompanharam as finais e participaram da cerimônia de premiação. “Mais uma vez a Taça RN Escolar de Futebol atingiu o seu objetivo promovendo o futebol de campo para os alunos matriculados na rede pública e privada de ensino. Parabéns aos atletas, treinadores e especialmente as prefeituras que apoiaram esse grande evento”, disse Canindé.

Para o técnico campeão de Goianinha, professor João Mário, a Taça RN Escolar de Futebol foi mais que uma competição. “Além de promover o esporte, a Taça RN se transformou numa importante ferramenta de combate à evasão escolar. Em Goianinha por exemplo tivemos vários atletas que voltaram a estudar somente para disputar a competição”, revelou o professor referindo-se a principal regra do evento que exige a participação de alunos/atletas matriculados nos estabelecimentos de ensino.

Secretário da SEEL, Canindé de França, participou da cerimônia de premiação (Foto/Divulgação)
Secretário da SEEL, Canindé de França, participou da cerimônia de premiação (Foto/Divulgação)

 

O atacante João Carlos, de Goianinha, é um dos alunos que retornou à escola em 2017. “Pra mim a Taça RN Escolar de Futebol tem sido muito importante, pois foi através dela que voltei a estudar. Hoje estou matriculado na escola municipal Hélio Galvão, cursando o oitavo ano e muito feliz, pois sei que além de jogar futebol também é necessário continuar na escola e ter uma formação”, disse o atleta de 17 anos.

A IV Taça RN Escolar de Futebol teve como coordenadores os professores André Tavares, Antônio Campos e Saturnino Borges, da equipe técnica da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL)