Em

São Paulo e Roraima decidem Campeonato Brasileiro Escolar de Futsal


Colégio Amorim Tatuapé (SP) e Escola Estadual Luiz Ribeiro de Lima (RR) vão decidir o Campeonato Brasileiro Escolar de Futsal em Natal. A final do torneio masculino está marcada para esta segunda-feira, às 17h (horário local), no ginásio do Complexo Educacional Henrique Castriciano. No feminino, Colégio Santa Madre (PA) e Escola de Educação Básica Professora Lourdes Angela Sarturi Lago (SC) brigam pelo título a partir das 16h.

Colégio Amorim Tatuapé (vermelho) vai fazer a final com a Escola Estadual Luiz Ribeiro de Lima (RR) (Foto:Diego Simonetti/FNDE)
Colégio Amorim Tatuapé (vermelho) vai fazer a final com a Escola Estadual Luiz Ribeiro de Lima (RR) (Foto:Diego Simonetti/FNDE)

Para chegar à decisão, o Santa Madre (PA) venceu o Colégio QI (PB) por 3 a 1 na primeira semifinal do dia, no ginásio da Facex. No outro duelo, as catarinenses, mais uma vez usando uniforme em homenagem à Chapecoense, fizeram 4 a 2 na Escola Estadual Maria Leite Marcoski (MT).

No masculino, Colégio Amorim e Gênesis fizeram um jogo bem tenso no ginásio do Henrique Castriciano. O time paulista saiu na frente com João Victor, mas, empurrado pela torcida, a equipe do Rio Grande do Norte conseguiu o empate ainda no primeiro tempo, com Lincon. Com mais opções no banco de reservas para rodar em quadra, o Colégio Amorim aproveitou o cansaço do adversário na segunda etapa e garantiu a vitória por 4 a 1 com gols de Guilherme Sanches, Lucas Siqueira e Alex Barbosa.

“Costumo falar que não tem favorito. Eu estou muito admirado pelo nível das duas semifinais. O time do Rio Grande do Norte é muito bem treinado, assim como as equipes de Roraima e do Ceará, que fizeram a segunda semifinal. O favoritismo é para quem trabalha mais”, comentou o técnico Vinicius de Morais, do Colégio Amorim. “Eu fico alegre com a evolução do futsal nos outros estados, não somente Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, que são tradicionais na modalidade”, completou.

Na outra semifinal, a Escola Estadual Luiz Ribeiro de Lima (RR) bateu o Colégio Dinorah Teixeira Júlia Fialho (CE) por 4 a 3. A equipe roraimense chegou a abrir 4 a 1 no placar, e os cearenses ficaram muito perto do empate nos minutos finais. Com a classificação para a decisão, o técnico Rodrigo Viana não conteve as lágrimas. “É algo fora do comum para nós. Representa muito. É o resultado de muito trabalho, de muito esforço, e a gente está sendo coroado para disputar esta final. O Ceará é uma equipe de qualidade e valorizou ainda mais a nossa classificação”, declarou.

Colégio Santa Madre (PA) x E.E.B. Professora Lourdes Angela Sarturi Lago (SC) fazem a final no feminino. (Foto:Diego Simonetti/FNDE)
Colégio Santa Madre (PA) x E.E.B. Professora Lourdes Angela Sarturi Lago (SC) fazem a final no feminino. (Foto:Diego Simonetti/FNDE)

Rodrigo não se surpreendeu com a boa campanha da equipe e, agora que chegou à final, sonha em conseguir o título inédito para Roraima. “Surpresa, não. Nós temos um trabalho de cinco anos com essa equipe. Fomos para os Jogos Escolares da Juventude, em Brasília, e não tivemos uma participação boa porque os meninos não tinham experiência, estavam amadurecendo e chegaram a Natal prontos para o Brasileiro”, concluiu.

JOGOS DESTA SEGUNDA-FEIRA

Local: Ginásio do Complexo Educacional Henrique Castriciano

14h – Disputa 3º lugar (feminino)

Colégio QI (PB) x Escola Estadual Maria Leite Marcoski (MT)

15h – Disputa 3º lugar (masculino)

Gênesis (RN) x Colégio Dinorah Teixeira Júlia Fialho (CE)

16h – Final (feminino)

Colégio Santa Madre (PA) x E.E.B. Professora Lourdes Angela Sarturi Lago (SC)

17h – Final (masculino)

Colégio Amorim Tatuapé (SP) x Escola Estadual Luiz Ribeiro de Lima (RR