Em

Cidades potiguares conquistam a vitória no Dia do Desafio 2016

Quarenta e nove milhões de pessoas participaram este ano do Dia do Desafio em todo o mundo


2
Quarenta e nove milhões de pessoas participaram este ano do Dia do Desafio em todo o mundo

Pela quinta vez o Rio Grande é campeão no Dia do Desafio 2016, com o destaque para o excelente resultado registrado pelo segundo ano consecutivo, onde todas as cidades participantes (Caicó, Currais Novos, Mossoró e Grossos), conquistaram a vitória frente as concorrentes.  O evento promovido pelo Sistema Fecomércio, com realização Sesc, é sucesso desde o primeiro ano, tanto que Caicó nesta edição conquistou o pentacampeonato.

A mobilização vitoriosa dos potiguares foi também destaque para a estreante cidade de Grossos, que fez bonito e marcou o expressivo percentual de 42,19% frente 12,57% de mobilização da cidade de Água Blanca, na Guatemala.

As outras três cidades potiguares participantes repetiram o feito dos anos anteriores: Caicó, pentacampeã, mobilizou 76,26%, enquanto sua rival, Jupaca (Peru), movimentou apenas 1,18%; Currais Novos conquistou o bicampeonato com 89,98%, frente aos 1,82% da cidade de Oratorio (Guatemala); e Mossoró conquistou o tricampeonato, arrebanhando 56,44%da população, ao passo que sua adversária, Cajeme (México), conseguiu mobilizar 6,36%.

Quarenta e nove milhões de pessoas participaram este ano do Dia do Desafio em todo o mundo. O projeto está em sua 22ª edição no Brasil e, no Rio Grande do Norte, no 5º ano. Realizado pelo Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc RN), o Dia do Desafio recebeu o suporte das prefeituras municipais.

O Dia do Desafio 2016 aconteceu nos três turnos do dia em vários locais dos quatro municípios, e contou com diversas atividades físicas. Dentro da programação, foram promovidas aulas de dança, alongamento, ginástica laboral, torneios esportivos, gincanas, aulas de zumba e muitas outras atividades, ministradas por educadores físicos do Sesc e das prefeituras.

Nas unidades Sesc, escolas, faculdades, praças públicas, bancos, empresas, asilos, áreas rurais, indústrias e muitos outros locais das três cidades, o projeto motive as pessoas a aderir ao seu slogan: “Você se mexe e o mundo mexe junto”.

Dia do Desafio no RN

Desde 2012, o RN participa do Dia do Desafio. Nos dois primeiros anos, Caicó foi a única cidade participante; a partir de 2014, três cidades aderiram ao projeto, todas elas repetindo suas participações este ano. A campanha obteve os seguintes resultados em 2015:

Caicó (RN) 77,23% X Aquiraz (CE) 11,84%
Currais Novos (RN) 90% X La Unión (El Salvador) 0,35%
Mossoró (RN) 54,55% X Barinas (Venezuela) 16,61%.

Nos três anos anteriores em que participou do projeto, o RN, representado por Caicó, foi campeão. Em 2012, ganhou de Limón Centro, na Costa Rica; em 2013, o bicampeonato foi conquistado em cima da cidade de Telas, em Honduras; e, em 2014, Caicó e Mossoró venceram a disputa.

Sobre o Dia do Desafio

Criado no Canadá em 1980, o Dia do Desafio, realizado sempre na última quarta-feira de maio, tem a proposta de despertar o interesse pela prática de esportes por meio de uma competição amigável entre cidades.  É coordenado pelo Sesc SP e promovido mundialmente pela The Association for Internacional Sport for All (TAFISA).

Envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos, e faz parte da campanha MOVE Brasil, que pretende aumentar o número de praticantes de exercícios até o ano das Olimpíadas no país (2016).

Da Assessoria