Em

Copa do Nordeste 2017 será a mais vista da história


A quinta edição da Copa do Nordeste terá o pontapé inicial dado no dia 4 de outubro, em João Pessoa, Paraíba. O lançamento da competição e sorteio dos cinco grupos será realizado no Centro Cultural Ariano Suassuna, com a presença de representantes de todos os Clubes, da CBF, patrocinadores, parceiros, jornalistas e atletas. Nos anos anteriores, o evento de abertura da maior competição do primeiro semestre no Brasil, foi realizado em Fortaleza (CE), Salvador (BA), Recife (PE) e Natal (RN).

Desta vez, o símbolo da competição é a Turmalina Paraíba, uma pedra preciosa azul encontrada na região Nordeste, que inspirou o tema da temporada 2017: a  região que vale mais do que diamante e que tem como maior riqueza, a paixão pelo futebol. A quinta edição consecutiva da competição será também a mais preciosa da história.

As novidades começam com a maior joia da competição: a bola, que será produzida pela Topper, terá grafismos azuis que lembram a turmalina e que estará nos campos e nos pés mais disputados desta edição.

Outra novidade do lançamento é que o Santa Cruz fez questão de levar a Taça que foi entregue ao time campeão de 2016 até João Pessoa. Em anos anteriores foi produzida uma réplica para a celebração. Outros troféus serão entregues na ocasião: o melhor jogador, o artilheiro e o craque revelação de 2016 também serão premiados.

Neste ano, o torcedor nordestino terá ainda nove cartazes colecionáveis. Cada um deles vai homenagear um Estado da Região. Juntos, eles formam um mosaico, criando assim, um cartaz especial para a Copa do Nordeste 2016.

NORDESTE CUIDA

A quinta edição vai apoiar a causa das pessoas com doenças negligenciadas – que são as consideradas endêmicas em populações de baixa renda e causadas por agentes infecciosos ou parasitas. Quase sem investimentos em pesquisa, produção de medicamentos e controle, as doenças tropicais como a malária, a doença de Chagas, a doença do somo (tripanossomíase humana africana – THA), a leishmaniose visceral, a filariose linfática, a dengue e a esquistossomose, são algumas das causas de morbidade e mortalidade em todo o mundo.

O pontapé da ação será dado pelo consórcio que comercializa a competição (formado por DePonta, Esporte Interativo, Klefer e SportPlus). A cada gol marcado na Copa do Nordeste, serão doados R$ 100 para instituições que cuidam dos portadores de doenças negligenciadas. Patrocinadores, parceiros, instituições e cidadãos comuns terão a oportunidade de se juntarem à causa e contribuírem com essa ação.

PRÉ-TEMPORADA

Enquanto a Copa do Nordeste não começa, a irmã mais nova, a Sub-20, vai atrair todas as atenções. Os jogadores mais jovens dos 20 clubes que disputaram a Copa do Nordeste 2016 e mais quatro clubes convidados, entram em campo para uma competição em que brilham as revelações do futebol brasileiro. A Copa do Nordeste Sub-20 é disputada entre os meses de novembro e dezembro, em sede única.

Em janeiro, ainda na pré-temporada, a Taça Asa Branca aparece no calendário para abrir o ano esportivo do Nordeste. A partida que reúne o time campeão da Copa do Nordeste e um clube convidado, terá a segunda edição, com o Santa Cruz enfrentando no Estádio do Arruda, um clube que ainda será anunciado.

MAIS DEMOCRÁTICA

A Copa do Nordeste já é vista no Brasil inteiro, sejam pelos torcedores que lotam os estádios e fazem a média da competição estar entre as primeiras do país, sejam pelos telespectadores que acompanham os jogos de casa, por meio da  Esporte Interativo no Brasil inteiro, ou pela TV Globo local.

A edição de 2017 será vista por ainda mais pessoas. Durante todos os anos, o torcedor nordestino se empenhou em fazer com que as operadoras de TV Paga aumentassem a distribuição dos canais Esporte Interativo e fizessem com que os grandes clássicos do Nordeste chegassem a ainda mais lares. A força e o empenho tiveram resultados e as maiores operadoras de TV por assinatura NET e SKY, entenderam o valor da competição incluiram os canais Esporte Interativo em suas grades.

SORTEIO DOS GRUPOS

Os 20 clubes já estão decididos e serão divididos em quatro potes, a partir do ranking da CBF. Como já é tradição na Copa do Nordeste, o sorteio começa pelos times com as piores classificações e termina com os quatro melhores, que são os cabeças de chave. Cada pote terá cinco clubes que formarão os quatro grupos da primeira fase da competição.

Pote 1: Bahia (BA), Sport (PE), Vitória (BA), Náutico (PE) e ABC (RN)
Pote 2: América (RN), Santa Cruz (PE), Sampaio Corrêa (MA), CRB (AL) e Fortaleza (CE)
Pote 3: Botafogo (PB), Campinense (PB), River (PI), Moto Club (MA) e CSA (AL)
Pote 4: Sergipe (SE), Itabaiana (SE), Juazeirense (CE), Altos (PI) e Uniclinic (CE)