Em

Especialista explica importância da máscara durante exercícios


Mesmo com a retomada gradual das atividades  e abertura de espaços como academias de ginástica e parques onde é possível realizar exercícios ao ar livre, o uso da máscara ainda é obrigatório para reduzir o risco de contaminação pelo novo Coronavírus.

A boa notícia é que é possível se adaptar ao uso com exercícios supervisionados e de intensidades graduais. Pensando nisso, as academias precisaram reformular sua grade de aulas e formato das atividades, priorizando, no momento, a saúde em detrimento da performance.

“Apesar de gerar certo desconforto porque promove uma barreira que dificulta a troca de ar, além de esquentar o rosto, a máscara continua sendo um item essencial no autocuidado e cuidado com o próximo na luta contra a COVID-19”, explica a educadora física Andressa Guimarães, coordenadora de Modalidades Coletivas da Academia Pulse.

Todos os professores e colaboradores da Pulse usam a máscara Track & Field Natal, que possui dupla camada de tecido tecnológico (Foto/Divulgação)

“Fizemos novas prescrições de treinamento para todos os alunos e mudamos o formato das aulas coletivas, para proporcionar um esforço de leve a moderado enquanto se adaptam ao uso do novo acessório”, conta Andressa, que é especialista em Treinamento Esportivo.

Para a profissional, a ideia é que o uso da máscara se torne o mais confortável possível. Ela ressalta, ainda que o acessório deve ser trocado sempre que ficar úmido durante a prática de qualquer exercício. “Quando isso acontece, o efeito aerosol é aumentado e, consequentemente, a transmissão viral”.

As mãos só devem ir ao rosto se for para trocar a máscara. “Todos devem evitar tocá-la durante a prática de exercícios, especialmente na região do nariz e da boca”, lembra. Andressa reforça também que ela não é a única medida necessária para evitar a transmissão do novo Coronavírus.

“Ainda é necessário manter o distanciamento social recomendado e sempre higienizar as mãos com água e sabão e/ou álcool”, alerta. Na Pulse, todos os espaços foram reformulados, aumentando as áreas de treino e disponibilizando mais espaços para treinamento ao ar livre.

“Temos vários pontos de álcool espalhados pelos mais de 1000 metros quadrados de área de treino, e os professores estão sempre atentos para que todos circulem pelos ambientes cumprindo nossas normas de segurança”, diz.

Todos os professores e colaboradores da Pulse usam a máscara Track & Field Natal, que possui dupla camada de tecido tecnológico (thermodry e performance) e elásticos fáceis de usar.