Em

Prefeitura apresenta programação da Tocha Olímpica em Natal

Atletas e ex-altetas conduzirão tocha em Natal


1
Atletas e ex-altetas conduzirão tocha em Natal (Alex Régis/Secom Natal)

A Prefeitura do Natal apresentou nesta quinta-feira (2), no auditório da FIERN, a programação para este sábado (4), quando a Tocha Olímpica chega ao Rio Grande do Norte. Uma grande estrutura acompanhará os 110 condutores e a cidade terá espetáculos culturais entre as 10h e às 22h. Neste intervalo, atletas, ex-atletas e cidadãos comuns estarão juntos no revezamento que simboliza a união dos povos. Os organizadores do Tour da Tocha não revelaram a ordem dos condutores, mas convidaram a todos os potiguares a acompanhar o revezamento que passará por São José de Mipibu e Parnamirim, antes de chegar à capital. No dia 6, o artefato volta ao Estado e percorre, Angicos, Lajes, Assu e Mossoró, partindo depois para o Ceará.

Natal é uma das 83 cidades, entre mais de 300 por onde a Tocha Olímpica irá passar, escolhida para guardar a Chama Olímpica por uma noite. “Estamos muito orgulhosos por esse motivo. Vamos mostrar ao mundo a nossa alegria, cultura e valores do esporte”, comentou o prefeito Carlos Eduardo durante a apresentação da programação oficial.

O prefeito relembrou atletas de destaque do Estado e citou como exemplo a história de Marinho Chagas, potiguar e um dos maiores jogadores de futebol do Mundo, falecido recentemente. “Natal fica feliz por abrigar esse evento internacional importante até porque temos uma presença no esporte nacional muito grande. Temos a Virna, o Oscar, o Clodoaldo Silva e tantos outros como por exemplo Marinho Chagas, que nos deixou, mas cujo nome ficará para sempre na história do futebol como o melhor lateral esquerda da Copa de 1974”, citou.

O evento na FIERN também contou com a presença da ex-jogadora potiguar Virna Dias. Atleta olímpica do vôlei brasileiro em três participações, inclusive sendo premiada com medalha, a natalense se emocionou ao comentar sobre a oportunidade de ser uma das condutoras. “É uma honra principalmente por ser na minha cidade. Para mim tem o valor de uma medalha de ouro olímpica. Passa um filme na minha cabeça, desde quando eu era menina jogando na escola, passando pelas Olimpíadas e chegando até esse momento. Vou avisando logo que farei esses 200 metros bem devagarzinho para aproveitar cada momento”, revelou.

Virna conduzirá a Tocha em um dos trechos da Cordeiro de Farias. Com o número 83 do revezamento, a craque da Seleção de Vôlei revezará a chama co outro ex-craque do esporte mundial. O também natalense Oscar Schimdt é o número 84 e trocará o “beijo das tochas” com Virna.

Outra representante no revezamento é a atleta Carolina Suelen Lima. Destaque do Estado no Beach Handebol, convocada para a Seleção Brasileira da modalidade, Carol afirma que será uma forma de levar seu esporte, que ainda não é olímpico, até mais perto dos jogos. “Quero curtir todo esse momento. Se eu puder dar dois passos para frente e um para trás vou fazer. Será uma vitória num esporte ainda não tão reconhecido pelo público”, comentou.

Mais experiente, mas não menos emocionado, o médico do ABC e da Seleção Brasileira Paralímpica, Roberto Vital é o representante oficial da Prefeitura do Natal entre os condutores da Tocha Olímpica. “É uma honra muito grande e a medida que aproxima a hora essa emoção cresce”, explicou Vital, que começou sua experiência olímpica nos Jogos de Atlanta em 1996.

A programação do revezamento contará com pontos chaves para a realização de imagens que representam a cidade do Natal histórica, culturalmente e paisagisticamente. O Forte dos Reis Magos, o Largo Dom Bosco, A Capitania das Artes, o Centro de Convenções (com a vista para o Morro do Careca) e a Arena das Dunas serão esses pontos. Em paralelo ao movimento da Tocha, atrações culturais estarão se apresentando em dois polos na capital potiguar. Na Ribeira, os espetáculos começam às 10h e prosseguem até às 22h. Já na Arena, as apresentações tem início às 16h e se encerram às 18h20 após o acendimento da Pira Olímpica.

As atrações, contratadas por edital, com recursos do Ministério da Cultura montam, segundo o Secretário Municipal de Cultura, Dácio Galvão, um mosaico bastante representativo da cultura local. A programação começa às 10h, na Ribeira, com o espetáculo coreográfico Boombox “Passurbano”, seguido da banda Macaxeira Jazz (10h30) e “Tatyelli Raulino Cia de Dança”. Ao meio dia tem forró com “As Nordestinas” e às 14h apresentação do grupo Parafolclórico da UFRN.

Na sequência sobe ao palco a banda DuSouto. Depois tem espetáculo “Al Hanna Cia de Dança” e show musical “Família Pádua Techno Family”, seguido do Balé da Cidade apresentando “A3” e o grupo Parafolclórico do Bom Pastor. Ainda na Ribeira tem Perfume de Gardênia; Valéria Oliveira. Às 19h30, o maestro Linus Lerner vai reger a Banda Sinfônica da Cidade do Natal numa apresentação inédita; tendo a participação de Hilkélia Medeiros e Amigos da Banda. Às 21h sobe ao palco Nara Costa e fechando a noitada Khrystal (22h).

Na Arena das Dunas, a programação começa às 17h com Fanfarras da Apae, Dragões Independentes e Zila Mamede. Às 17h30 tem Balé Municipal e Action Cia de Dança, seguido do Gira Dança (20h). A programação fecha com show da banda “Caçuá”

Da Secom/Natal