Em

Secult divulga programação cultural da tocha olímpica em Natal

A programação começa às 10h


3
A programação começa às 10h (Divulgação)

O revezamento da Tocha Olímpica e Paralímpica em Natal vai ser também um grande momento da cultura potiguar. No próximo sábado (4), na Praça Augusto Severo (Ribeira) e na Arena das Dunas, artistas potiguares dos mais variados estilos, tendências e linguagens estarão se apresentando graças ao edital organizado pela Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult/Funcarte).

A programação começa às 10h, na Praça Augusto Severo (Ribeira) com a apresentação de Boombox “Passurbano”, seguido de Macaxeira Jazz (10h30) e “Tatyelli Raulino Cia de Dança”. Ao meio dia tem show em ritmo de São João com “As Nordestinas” e às 14h apresentação do grupo Parafolclórico da UFRN.

Depois do tradicional forro pé de serra e de uma apresentação sempre marcante do grupo Parafolclórico da UFRN tem a banda potiguar do momento Dusouto, começando sua apresentação às 14h30. Depois tem “Al Hanna Cia de Dança” e “Família Pádua Techno Family”, seguido do Balé da Cidade apresentando “A3” e o grupo Parafolclórico do Bom Pastor (Brincantes) sob a coordenação do professor e mestre Dimas Carlos.

Quando começar a noite na Ribeira o momento será de ritmoz latinos com a banda “Perfume de Gardênia” (17h30) e depois Valéria Oliveira (18h30). Às 19h30 tem Linus Lerner e Banda Sinfônica da Cidade do Natal numa apresentação inédita na cidade e Hilkélia Medeiros e Amigos da Banda Sinfônica da Cidade do Natal. Às 21h sobe ao palco da praça Augusto Severo o talento e alegria de Nara Costa e fechando a noitada tem os sucessos marcantes da potiguar Khrystal (22).

Shows na área da Arena das Dunas

Os shows do Rezevamento da Tocha Olímpica e Paralímpica também marcam presença na melhor Arena da Copa do Mundo em 2014. A partir das 17h tem Fanfarras da Apae, Dragões Independentes e Zila Mamede. Às 17h30 tem apresentação do Balé Municipal e Action Cia de Dança, seguido de apresentação do consagrado Gira Dança (20h) e fechando a banda “Caçuá”.

A Chamada Pública Nº 006/2016 foi organizada pela Prefeitura do Natal e habilitou e selecionou artistas potiguares mantendo a tradição dos editais públicos, abertos e democráticos em sua seleção e critérios. “Uma determinação da própria gestão municipal e do prefeito Carlos Eduardo de sempre utilizarmos os editais e chamadas públicas possibilitando a participação das diversas manifestações da nossa cultura, de forma ampla e democrática”, comentou o secretário de cultura de Natal, Dácio Galvão.

“A passagem da Tocha Olímpica por Natal é um momento único na história da cidade. Sempre atento aos grandes eventos internacionais que fomentam a economia criativa na cidade, a Prefeitura do Natal não poderia deixar de inserir a nossa cultura, a gastronomia e o artesanato regional neste contexto”, comentou o prefeito Carlos Eduardo.

Todo o processo de habilitação jurídica, artística e seleção foi organizado pela equipe da Secult/Funcarte seguindo os critérios constantes na Chamada Pública. A realização do projeto foi possível graças a convênio firmado com o Ministério da Cultura (Minc) que é responsável pelo pagamento dos artistas.

Além dos shows de artistas potiguares das mais variadas linguagens, haverá também espaço seleto para os empreendedores gastronômicos e artesãos que se habilitaram para comercializar seus produtos durante a realização do evento. “Nós entendemos que um evento do porte da passagem da Tocha Olímpica e Paralímpica é um momento único na história da qualquer cidade. E Natal estará mostrando seu talento artístico, gastronômicos e empreendedor”, avalia Dácio Galvão, designado pelo prefeito Carlos Eduardo para a função de gerir o Comitê do Rezevamento da Tocha.

Pontos de Imagens e obra de Flávio Freitas

Natal terá quatro Pontos de Imagens, onde a imprensa local, nacional e internacional poderá registrar as belezas naturais, turísticas e ícones culturais da cidade.

Graças ao trabalho da Secretaria Municipal de Turismo e a Secult, ficaram definidos quatro Pontos: Fortaleza dos Reis Magos, Largo Dom Bosco (Praça Augusto Severo), Centro de Convenções com o visual do Morro do Careca e Ponta Negra e na frente do tombado prédio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult/Funcarte) na avenida Câmara Cascudo onde haverá um painel de 4×3 metros obra do artista plástico Flávio Freitas doado especialmente para o projeto, além da presença de brincantes devidamente caracterizados.

São todos pontos de alto interesse e impacto turístico que serão divulgados para o mundo. A obra de Flávio Freitas foi uma doação do artista plástico que chefia o Departamento de Artes Integradas da Prefeitura do Natal.

Confira a programação completa:

PRAÇA AUGUSTO SEVERO – LARGO DOM BOSCO

10:00 BOOMBOX “PASSURBANO”

10:30 MACAXEIRA JAZZ

11:30 TATYELLI RAULINO CIA DE DANÇA

12:00 AS NORDESTINAS

14:00 GRUPO PARAFOLCLÓRICO DA UFRN

14:30 DUSOUTO

15:30 AL HANNA CIA DE DANÇA

16:00 FAMÍLIA PÁDUA TECHNO FAMILY

17:00 A3/BALÉ DA CIDADE

FUNCARTE – GRUPO PARAFOLCLÓRICO DO BOM PASTOR (BRINCANTES)

17:30 PERFUME DE GARDÊNIA

18:30 VALÉRIA OLIVEIRA

19:30 LINUS LERNER E BANDA SINFÔNICA DA CIDADE DO NATAL

HILKÉLIA MEDEIROS, AMIGOS E BANDA SINFÔNICA DA CIDADE DO NATAL

21:00 NARA COSTA

22:00 KHRYSTAL

ARENA DAS DUNAS

17:00 FANFARRAS

APAE

DRAGÕES INDEPENDENTES

ZILA MAMEDE

17:50 BALÉ MUNICIPAL E ACTION CIA DE DANÇA

20:00 GIRA DANÇA

20:30 BANDA CAÇUÁ

Da Assessoria