Em

RN e Natal terminam as individuais com 13 medalhas


Neste domingo (08) aconteceram as últimas provas de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa e xadrez. Ao todo, as delegações do Rio Grande do Norte e de Natal conquistaram 13 medalhas. Na edição anterior do evento, que foi realizada em Poços de Caldas (MG) em 2012, a equipe do RN conquistou nove medalhas. A delegação natalense conquistou um ouro, duas pratas e um bronze na luta olímpica e a do RN, por sua vez, conseguiu dois ouros, no xadrez e judô, e oito bronzes, na natação, badminton, atletismo e também no judô e na luta olímpica.

xadrez-aeroclube3

O representante da delegação do Rio Grande do Norte, Vítor Araújo, do colégio Overdose, venceu o campeonato de xadrez, após a quinta rodada da competição. A dupla feminina do RN do badminton, Mayra Nóbrega e Sanzia Marques, do colégio Facex, conquistou uma medalha de bronze na competição. Na delegação de Natal, Beatriz Melo, aluna do colégio CEI Romualdo Galvão, ficou em sétimo lugar na competição de xadrez. A equipe da luta olímpica conquistou prata na prova em equipe.

No segundo dia de competição, que aconteceu no sábado (07), houve a disputa masculina da luta olímpica e o atleta representante de Natal, Hygor Brasil, foi medalha de prata da categoria leve. Ele perdeu a medalha de ouro para Isaac Santos, de São Paulo.  O jovem já havia ganho uma medalha de bronze na edição dos jogos em 2012. A delegação do Rio Grande do Norte também conquistou medalhas na luta olímpica, foram três de bronzes. Marcos Peixoto, do colégio CEI Mirassol, na categoria médio; Adriano Lima, da Escola Estadual Newton Braga, no peso leve; e Matheus dos Santos, da Escola Estadual Vigário Bartolomeu, no peso pesado.

Ainda no sábado, Igor Silva, da Escola Nazaré Duarte, do município de Goianinha, ficou com a medalha de bronze na prova 80 metros com barreiras. No primeiro dia de competição das individuais, na sexta-feira (06), os jovens potiguares já haviam conquistado medalhas tanto para Natal quanto para o Rio Grande do Norte. Antônio Barbosa, do Instituto Maria Auxiliadora, conquistou medalha de ouro na categoria médio do judô. Kaio Vasconcelos, também do Instituto Maria Auxiliadora, levou o bronze na categoria meio médio.

Na modalidade luta olímpica, a estudante da delegação de Natal, Heloísa Martinez, do colégio Ação de Parnamirim, foi ouro na categoria médio. Luana Haas, também do time natalense, conquistou uma medalha de bronze na categoria médio. Da delegação potiguar, a aluna Larissa Silva, da categoria pesado, do colégio Êxito, ficou com o bronze. Na natação, o representante da delegação do RN, Maximiliano Ruperti, aluno do Salesiano Dom Bosco, arrematou a medalha de bronze nos 50 metros livre. No Xadrez, o estudante Vítor Araújo, do colégio Overdose, está empatado com o estudante Lorensen Silveira, do Amazonas, pela disputa da primeira colocação.

Nesta segunda-feira (09) as delegações de modalidades individuais deixam Natal e dão espaço para as delegações das modalidades coletivas. Na próxima terça-feira (10), começam as provas de handebol, basquete, futsal e vôlei. O secretário de Estado do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte, Joacy Bastos, afirmou que está satisfeito com o rumo que o evento esportivo está tomando. “Sobre jogos na cidade de Natal, com a equipe esforçada que temos na Secretaria do Esporte e do Lazer e com os colaboradores das federações esportivas do Rio Grande do Norte, eu não tinha dúvida e afirmava em todos os momentos que seria provavelmente os maiores jogos da história e está se comprovando. Nós estamos orgulhosos de estar recebendo a juventude esportiva brasileira nesse grande evento e certamente outros eventos virão”, disse.

Os Jogos Escolares da Juventude são realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e conta com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL), e Prefeitura do Natal.