Em

5.033 atletas participaram dos Jogos da Juventude Escolar do RN

Competição promovida pelo Governo do Estado teve um aumento de 107% no número de participantes em 2016


O investimento que o Governo do Estado vem fazendo no desporto escolar começa a mostrar resultados. Nesta segunda-feira (12), durante a apresentação da delegação potiguar que representará o estado nos Jogos Escolares da Juventude em João Pessoa-PB, o secretário da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte (SEEL), Canindé de França, anunciou um crescimento de 107,54% no número de alunos/atletas participantes nos Jogos da Juventude Escolar do Rio Grande do Norte (JUVERNS 2016). O percentual de escolas adeptas aumentou 64,56%.

Em 2015, o número de participantes foi de 2.425 alunos/atletas, enquanto que neste ano 5.033 participaram dos JUVERNS, evento organizado pelo Governo do Estado através da SEEL e que vale como seletiva dos Jogos Escolares da Juventude, competição promovida pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). O número de escolas públicas e privadas adeptas também aumentou. Saltou de 206 escolas em 2015 para 339 em 2016, um aumento expressivo de 64,56%.

Secretário Canindé de França entrega a camisa do uniforme do RN nos Jogos Escolares da Juventude
Secretário Canindé de França entrega a camisa do uniforme do RN nos Jogos Escolares da Juventude

“Esse crescimento dos JUVERNS se deve ao investimento que o Governo do Estado vem fazendo na SEEL que está realizando um grande trabalho de inclusão dos municípios, promovendo a interiorização dos jogos nas escolas públicas e privadas, através de parcerias com a Secretaria de Estado de Educação e Cultura e profissionais de educação física”, explica o secretário da SEEL, Canindé de França. Os 5.033 alunos/atletas das 339 escolas participantes disputaram 13 modalidades esportivas durante cinco meses nas categorias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos.

Ontem, na Escola de Governo, teve a reunião técnica da delegação que disputará a etapa nacional de 12 a 14 anos no período de 19 a 29 de setembro, em João Pessoa-PB. Os 184 integrantes da delegação potiguar receberão transporte, hospedagem e alimentação durante a competição. A abertura oficial dos Jogos Escolares da Juventude está programada para o dia 20 de setembro, às 18h, no ginásio Ronaldão, na capital paraibana.

O professor Edilson Oliveira, da Escola Escola Estadual Querubino Silveira, de Cerro Corá, está confiante na conquista de novas medalhas de sua equipe de atletismo. “Em 2015 conquistamos três medalhas e neste ano não será diferente, temos bons atletas no masculino e feminino e vamos lutar para colocar mais uma vez o Rio Grande do Norte no pódio”, revelou.