Em

Irmâs Han dominam o tênis de mesa

Irmãs Yumi e Kimi Han são as melhores na categoria 15 a 17 anos do tênis de mesa dos VI JUVERNs


A fase final do tênis de mesa dos Jogos Escolares da Juventude do Rio Grande do Norte (VI JUVERNs) contou com um resultado inédito neste final de semana. As irmãs Yumi Han e Kimi Han, do Colégio Marista, decidiram o título da categoria 15 a 17 anos e se classificaram para a etapa nacional dos Jogos Escolares em Brasília. Na decisão da medalha, Yumi ficou com o ouro e Kimi com a prata.

O pódio das irmâs Han na mesma categoria, só aconteceu porque Kimi, a mais nova, completa 15 anos em 2017. “Já aconteceu de disputarmos os Jogos Escolares juntas, mas em categorias diferentes, mas agora será diferente, seremos adversárias no individual pela primeira vez na fase nacional”, explica a mais velha Yumi, de 16 anos. Para a treinadora da equipe, professora Ana Paula Martins, as chances de pódio em Brasília são grandes. 

Yumi e Kimi possuem grandes chances de medalha nas duplas dos Jogos Escolares em Brasília (Foto/Divulgação)
Yumi e Kimi possuem grandes chances de medalha nas duplas dos Jogos Escolares em Brasília (Foto/Divulgação)

 

“Yumi e Kimi são duas atletas muito disciplinadas e dedicadas, e o fato de serem irmâs favorece pelo entrosamento, pois treinam juntas há muitos anos e isso pode resultar em medalha na disputa de duplas e por equipe nos Jogos Escolares em Brasília”, explicou Ana Paula. Yumi e Kimi são natalenses, filhas de pai coreano e mâe sansei, e com larga experiência no tênis de mesa, pois disputam competições locais, regionais e nacionais.

O tênis de mesa também definiu os campeões da categoria 12 a 14 anos, neste sábado (29), na quadra da Associação de Tenistas de Mesa, em Natal. No masculino, João Paulo Bezerra, do Henrique Castriciano, conquistou a medalha de ouro, enquanto Everaldo da Silva ficou com a prata. Os dois se classificaram para a fase nacional em Curitiba, assim como Marina Andrade (HC), medalha de ouro e Rute Souza (HC), medalha de prata.

No título por equipe, 12 a 14 anos, o Henrique Castriciano foi o campeão, enquanto o Colégio Ícaro, de Parnamirim, ficou em segundo lugar. A premiação contou com as presenças do secretário adjunto da SEEL, João Pessoa e do chefe de gabinete, Cezar Nunes. A definição do masculino 15 a 17 anos acontece neste domingo (30).

Os Jogos da Juventude Escolar do Rio Grande do Norte são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL). A fase final que classificará os melhores para o evento nacional do Comitê Olímpico do Brasil (COB) prossegue com as disputas do xadrez neste domingo, na Escola de Governo. Na segunda-feira (31) iniciam os duelos do futsal, no ginásio do DED, e handebol, no ginásio do Contemporâneo Cidade Verde. 

 

CALENDÁRIO – COMPETIÇÕES – VI JUVERNs

 

Atletismo (15 a 17 anos) – 05 e 06/08 – Pista UFRN

Ciclismo – 13/08 – Mossoró

Futsal – 31/07 a 04/08 – Ginásio DED

Handebol – 31/07 a 04/08 – Ginásio Contemporâneo/Cidade Verde

Natação – 05 e 06/08 – Parque aquático ED/HC

Tênis de Mesa – 29 e 30/07 – ATM Natal

Xadrez – 28 a 30/07 – Escola de Governo