Em

Estrelas olímpicas estarão em Natal nos Jogos Escolares da Juventude


A edição 2018 dos Jogos Escolares da Juventude terá a presença de grandes nomes do esporte nacional: Fabi (vôlei), Tiago Camilo (judô), Daniele Hypolito (ginástica artística), Ana Marcela Cunha (maratona aquática), Joanna Maranhão (natação) e Magnólia Figueiredo (atletismo) serão os Embaixadores da maior competição estudantil do país, que ocorre entre os dias 12 e 25 de novembro, em Natal (RN). Além deles, os jovens de 12 a 17 anos poderão interagir com a judoca Duda Vaz, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude (categoria até 78 kg), e os influenciadores digitais Carol Mendonça e Rodrigo Sacramento. O objetivo do Comitê Olímpico do Brasil (COB) com essa ação é inspirá-los e permitir a troca de experiências com seus ídolos.

“Os protagonistas dos Jogos Escolares da Juventude são os estudantes. Mas um elenco de nomes do esporte, escolhido pelo COB para cada edição, marca presença e divide as atenções. Atletas do esporte nacional, incluindo campeões olímpicos, mundiais e pan-americanos atuam como Embaixadores dos Jogos e interagem com os participantes da competição, com a missão de compartilhar suas experiências e disseminar o espírito olímpico”, disse André Mattos, coordenador geral dos Jogos Escolares. “Esse ano ainda temos a novidade dos influenciadores digitais como Embaixadores”, disse André.
Ao longo dos 14 dias de competição, os atletas participarão de uma série de atividades, como palestras, ações sociais e cerimônias de premiação. A primeira participação dos Embaixadores será na abertura do evento. Daniele Hypolito, Joanna Maranhão, Duda Vaz, Magnólia Figueiredo e Rodrigo Sacramento participam da cerimônia, marcada para esta segunda-feira, dia 12, às 19h (de Brasília), no ginásio do Colégio Henrique Castriciano, em Natal.
Esta não é a primeira vez que Daniele (presente em cinco edições de Jogos Olímpicos: 2000 a 2016), Joanna (quatro: 2004 a 2016) e Tiago (medalhista de prata em Sydney 2000 e bronze em Pequim 2008) atuam como embaixadores do evento. A ginasta esteve em Poços de Caldas 2008 e Goiânia 2010, enquanto a nadadora foi a Fortaleza 2015 e Brasília 2017. O judoca, por sua vez, participou da edição de Curitiba 2017.
Bicampeã olímpica em Pequim 2008 e Londres 2012, a líbero Fabi faz a sua estreia no evento. Especialista na prova dos 400m e com quatro participações olímpicas no currículo, Magnólia Figueiredo será a representante potiguar entre os embaixadores. Já Ana Marcela Cunha desembarca em Natal logo após a conquista do tetracampeonato do Circuito Mundial de maratona aquática, em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos).
Influenciadores digitais – Uma das novidades desta edição é a presença de influenciadores digitais como embaixadores. Diferentemente dos atletas, que procuram contar a sua trajetória profissional para a nova geração, os professores Carol Mendonça (português) e Rodrigo Sacramento (matemática) prometem entreter e transmitir seus conhecimentos aos jovens por meio de brincadeiras e desafios.
Carol Mendonça é professora de língua portuguesa há oito anos, especializada na área de preparação para concursos. É fundadora do projeto de ensino online “Português para Desesperados”, que conta atualmente com mais de 300 mil seguidores nas redes sociais, e colunista da rádio FM O Dia (Rio de Janeiro).