Em

Futsal dos VI JUVERNs vive dia de glória


O futsal dos Jogos da Juventude Escolar do Rio Grande do Norte (VI JUVERNs) viveu um momento histórico nesta sexta-feira (4). O público lotou as arquibancadas do ginásio Marcelo Carvalho (DED) para assistir às finais. Destaque para o time feminino do Expansivo, de Natal, que conquistou medalha de ouro nas duas categorias (12 a 14 e 15 a 17 anos). No masculino, o título do Sub-17 ficou com o colégio Encanto, enquanto o Master foi o campeão no Sub-14.

Torcedor compareceu em grande número para apoiar as equipes finalistas. (Foto/Divulgação)
Torcedor compareceu em grande número para apoiar as equipes finalistas. (Foto/Divulgação)

Somente na fase final do futsal participaram 30 escolas, reunindo quase 300 atletas. Nas regionais da fase classificatória realizadas pelo interior do estado, o número de escolas participantes triplicou. “A interiorização dos JUVERNs vem crescendo a cada, de 2015 para cá contabilzamos um aumento de 149% e o resultado está aí, um ginásio lotado contemplando a grande festa do futsal e dos Jogos da Juventude Escolar do RN”, destacou o secretário adjunto da SEEL, João Pessoa.

Bicampeão dos JUVERNs pelo Encanto Colégio e Curso, o goleiro e capitão Ruan, agradeceu o apoio da torcida e disse que o sucesso da equipe se deve ao entrosamento e que neste ano, o time lutará por medalha na fase nacional dos Jogos Escolares. “Obrigado pelo apoio das torcidas, foi muito bonito ver esse ginásio lotado. Quanto ao título, nossa equipe vem mantendo a base nos últimos anos e isso facilita muito o entrosamento, esperamos agora repetir o mesmo sucesso em Brasília, pois a experiência pode nos ajudar na conquista por uma medalha para o Rio Grande do Norte”, disse o aluno/atleta.

Festa das torcidas abrilhantou a grande participação das escolas nos VI JUVERNs (Foto/Divulgação)
Festa das torcidas abrilhantou a grande participação das escolas nos VI JUVERNs (Foto/Divulgação)

A medalha de prata no feminino 15 a 17 anos, ficou com a Escola Estadual Ana Júlia, enquanto o terceiro lugar com a Escola Municipal Jessé Pinto Freire, do município de Boa Saúde. O vice-campeão no masculino Sub-17 foi o Colégio Gênesis, de Parnamirim. A medalha de bronze foi para Escola Estadual Professora Maria Madalena, de Guamaré. No masculino (12 a 14 anos), o vice-campeão foi o Diocesano, de Mossoró. O bronze ficou com a Escola Estadual Nazaré Duarte, de Goianinha.

As competições continuam neste final de semana com as disputas do atletismo, na categoria 15 a 17 anos, e natação. As provas começam neste sábado (5) a partir das 14h, na pista de atletismo da UFRN. A natação será realizada nas duas categorias no parque aquático do Complexo Educacional Henrique Castriciano. A primeira etapa começa às 8h15.

Encanto venceu a final contra o Gênesis (15 a 17 anos) na disputa por pênaltis para delírio da torcida (Foto/Divulgação)
Encanto venceu a final contra o Gênesis (15 a 17 anos) na disputa por pênaltis para delírio da torcida (Foto/Divulgação)

Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL), a sexta edição dos JUVERNs apresenta duas grandes novidades neste ano: a participação maciça do interior e a fase final em Natal com direito a hospedagem e alimentação para as delegações. A expansão dos jogos proporcionou a participação de sete mil alunos de 105 municípios e mais de 400 escolas potiguares.

CLASSIFICAÇÃO FINAL
CATEGORIA – 12 A 14 ANOS
MASCULINO
1º – Master
2º – Diocesano
3º – EE Nazaré Duarte – Goianinha
FEMININO
1º – Expansivo
2º – Efetivo
3º – EM Terezinha Paulino
CATEGORIA – 15 A 17 ANOS
MASCULINO
1º – Encanto
2º – Gênesis
3º – EE Maria Madalena – Guamaré
FEMININO
1º – Expansivo
2º – EE Ana Júlia
3º – EM Jessé Pinto Freire

CALENDÁRIO – COMPETIÇÕES
Atletismo (15 a 17 anos) – 05 e 06/08 – Pista UFRN
Ciclismo – 13/08 – Mossoró
Natação – 05 e 06/08 – Parque aquático ED/HC