Em

Júnior França é medalha de ouro no Parapan de Lima

Renê Belcássia é bronze


No primeiro Parapan da carreira, disputado no Peru, o potiguar Júnior França abriu as disputas no halterofilismo com o ouro na categoria até 49kg, nesta quinta-feira (29) em Lima. Quem também subiu no pódio foi Renê Belcássia, bronze na divisão até 55kg com um levantamento de 78kg.

Júnior França, atleta da Sadef, foi ouro na categoria até 49kg (Foto/Divulgação/CPB)
Júnior França, atleta da Sadef, foi ouro na categoria até 49kg (Foto/Divulgação/CPB)

Júnior, que é atleta da Sadef (Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN) superou os adversários levantando 141kg na segunda tentativa. Foi menos que o próprio recorde, de 146kg, mas bem acima do segundo colocado, o colombiano Jhonny Morales, que levantou 125kg. Outro brasileiro, o amazonense Lucas Manoel, completou o pódio. Renê Belcassia, natural de Natal, também é atleta da Sadef.

Júnior, que tem artrogripose, uma malformação congênita que lhe tirou os movimentos dos membros inferiores, é o número 1 do Brasil e das Américas. “Nada foi fácil. Lutamos e treinamos muito pra chegar esse dia. Estou muito orgulhoso e espero que com mais essa conquista, valorizem mais o esporte e os atletas. E invistam na gente”, desabafa o paratleta da Sadef.