Em

Natal recebe fase final dos VI JUVERNs


A fase final dos Jogos da Juventude Escolar do Rio Grande do Norte (VI JUVERNs) vai movimentar a capital potiguar. A partir do próximo sábado (22) até o dia 06 de agosto, dois mil alunos/atletas de escolas públicas e privadas de todas as regiões do Estado estarão em Natal disputando o título de 12 modalidades esportivas e a vaga para a fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude em Curitiba (12 a 14 anos) e Brasília (15 a 17 anos).

Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL), a sexta edição dos JUVERNs apresenta duas grandes novidades neste ano: a participação maciça do interior e a fase final em Natal com direito a hospedagem e alimentação para as delegações. A expansão dos jogos proporcionou a participação de sete mil alunos de 105 municípios e mais de 400 escolas potiguares.

Para o secretário de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL), Canindé de França, o crescimento dos jogos deve-se ao projeto de interiorização. “A ampliação do número de adesões aos JUVERNs vem sendo atingida graças ao processo de interiorização realizada pelo Governo do Estado. Através das regionais e de duas grandes fases inter-regionais realizadas em Assu e Santa Cruz neste ano conseguimos uma maior participação dos municípios, escolas e estudantes, mostrando que estamos no caminho certo”, avaliou.

O secretário também destacou o investimento do Governo do Estado com hospedagem e alimentação para todas as delegações na fase final em Natal. “Além do conforto e de toda estrutura oferecida aos competidores, esses dois mil alunos hospedados na capital irão aquecer a economia da cidade, contribuindo para movimentar o turismo local”, disse o secretário que também frisou o papel pedagógico do esporte.

“Ampliar a participação dos jogos também é uma forma de melhorar o desempenho escolar, as competições esportivas em suas diversas modalidades inova e agrega valor aos conteúdos e valoriza a vivência pedagógica no dia a dia das escolas, dos alunos, professores e famílias”, completou. Para o coordenador dos JUVERNs, professor Fábio Bezerra, a nova formatação também proporciona um maior equilíbrio entre as regiões do Rio Grande do Norte.

Os primeiros campeões serão conhecidos neste final de semana com as disputas do atletismo – 12 a 14 anos, badminton  e judô . Na segunda-feira (24) começam os jogos de basquete e voleibol. Depois o vôlei de praia, xadrez, tênis de mesa, luta olímpica, futsal, handebol e natação. As provas de ciclismo ocorrerão no dia 13 de agosto em Mossoró, enquanto os representantes da ginástica rítmica já foram definidos.

Os JUVERNs valem como seletiva para a fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude, maior evento esportivo estudantil do país realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). A edição de 2017 será realizada na cidade de Curitiba (etapa 12 a 14 anos) e Brasília (etapa 15 a 17 anos), nos meses de setembro e novembro. Em 2016, o Rio Grande do Norte realizou sua melhor participação, conquistando 24 medalhas (cinco de ouro, dez de prata e nove de bronze).

 

CRONOGRAMA – COMPETIÇÕES

 

Atletismo (12 a 14 anos) – 22 e 23/07 – Pista UFRN

Atletismo (15 a 17 anos) – 04 e 05/08 – Pista UFRN

Badminton – 22 e 23/07 – Ginásio FACEX

Basquete – 24 a 28/07 – Ginásio Jorge Tavares/N.Parnamirim

Ciclismo – 13/08 – Mossoró

Futsal – 31/07 a 04/08 – Ginásio DED

Ginástica Rítimica – Definido

Handebol – 31/07 a 04/08 – Ginásio Contemporâneo/Cidade Verde

Judô – 22/07 – Local – Ginásio IFRN Central

Luta Olímpica – 29 e 30/07 – Vila Olímpica/Macaíba

Natação – 05 e 06/08 – Parque aquático ED/HC

Tênis de Mesa – 29 e 30/07 – ATM Natal

Voleibol – 24 a 28/07 – Ginásio DED

Vôlei de Praia – 29 e 30/07 – Aero Clube

Xadrez – 28 a 30/07 – Escola de Governo