Em

Rede Salesiana no RN comemora a 33ª edição do Nordestão em Natal


A 33ª edição do Nordestão Salesiano chegou ao fim com um recorde de medalhas para os alunos da Rede Salesiano no RN. Os alunos dos colégios São José e Dom Bosco garantiram as medalhas de ouro no futsal e na ginástica rítmica, como modalidades coletivas, e no judô e na natação, como esportes individuais.

As meninas do Salesiano Dom Bosco dominaram a ginástica rítmica (Foto/Divulgação)
As meninas do Salesiano Dom Bosco dominaram a ginástica rítmica (Foto/Divulgação)

A competição, promovida pela Inspetoria Salesiana do Nordeste em conjunto com a Província Maria Auxiliadora das Irmãs Salesianas, contou a participação de mais 1.200 alunos, de 16 escolas de seis estados. Nesta edição, os alunos do Colégio Dom Bosco, de Manaus, foram convidados para o torneio estudantil.

Bons de bola

No futsal, os garotos do Salesiano São José venceram em duas categorias. No Sub-14, a vitória foi por 1 a 0 e no Sub-18, o placar foi de 6 a 5. No sub-16, o Salesiano Dom Bosco Natal perdeu a decisão para o colégio Dom Bosco, de Salvador, por 2 a 1.

No basquete, o Salesiano São José venceu o colégio Juvenal de carvalho, de Fortaleza, por 27 a 22 e conquistou a medalha de bronze na categoria sub-13.

Beleza pura

Na Ginástica Rítmica, as meninas do Salesiano Dom Bosco dominaram todas as categorias e foram campeãs gerais no infantil (11 a 12 anos), juvenil (13 a 15 anos) e adulto (15 a 18 anos).

Reis do tatame

No judô, na categoria infantil meio-pesado (até 72 kg), o atleta Gabriel do Nascimento Vieira, do colégio Salesiano Dom Bosco foi o campeão. Na categoria juvenil super-ligeiro (até 50 kg), Mateus Santana Uchôa Melo, do Colégio Dom Bosco conquistou a medalha de ouro. Pela categoria mirim super-pesado (até 60 kg), o atleta Antônio Carlos Firmo Paiva Fonseca, do colégio Salesiano Dom Bosco, foi o vencedor da prova.

Show nas piscinas

Na natação, o show nas piscinas foram dos atletas do Colégio Salesiano São José. Na categoria infantil, Eduardo Pinheiro de Moura Neto foi o campeão nos 100 m livres e 100 m medley (que envolve os quatro estilos) e nos 50 m peito. Nos 50 m livres, o aluno Everton Aildo Filho foi o campeão da prova. Lucas Gabriel Costa Moura, do colégio Salesiano Dom Bosco, venceu os 50 m borboleta, pela categoria petiz (até 11 anos).

Pelo feminino, a aluna Gabriela Letícia Machado Pessoa, do colégio Salesiano Dom Bosco, foi a vencedora nos 50 m peito. Nos 50 m borboleta, Isadora Smith Chaves Rodrigues venceu pela categoria mirim. Na categoria juvenil, a atleta Maria Eduarda Mendonça de Moura, do Salesiano São José, venceu os 50 m peito. Já a aluna Maria Eduarda França Maia venceu a mesma prova, mas na categoria mirim.

O Nordestão Salesiano 2018 teve o apoio do Internacional School, RoboEduc, Uninassau, Livraria Leitura, Abrace – Projeto “Escola sem Bullying”, Árvore de Livros, Cantina São José, Cantina’s Dom Bosco, Fácil Comunicação, Mais Vídeo e Arituba.