Em

RN conquista 13 medalhas nos Jogos Escolares da Juventude


Os atletas do Rio Grande do Norte mostraram mais uma vez a sua força nos Jogos Escolares da Juventude. A delegação potiguar encerrou sua participação com 13 medalhas conquistadas (três ouros, quatro pratas e seis bronzes) na etapa nacional de Brasília, 15 a 17 anos. Destaques para o voleibol e o basquete masculino que sagraram-se campeões no último dia de competições das modalidades coletivas.

Os 13 pódios conquistados numa disputa entre delegações de 27 estados brasileiros e mais de quatro mil participantes não foram por acaso. De acordo com o chefe da delegação e do gabinete da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL-RN), Cezar Nunes, os resultados positivos são o resultado do trabalho de fortalecimento do esporte escolar que o Governo do Estado vem desenvolvendo através dos JUVERNs. 

Basquete do Dom Bosco Salesiano foi medalha de ouro (Foto/Divulgação)
Basquete do Dom Bosco Salesiano foi medalha de ouro (Foto/Divulgação)

 

“Para uma competição em que participam mais de quatro mil atletas de 27 estados, a conquista de 13 medalhas é um resultado excelente. Mas isso é fruto do grande trabalho que a SEEL vem realizando nas seletivas locais através dos JUVERNs, que em três anos apresentou um crescimento no número de participantes de 167%. Hoje conseguimos selecionar os melhores de todo o estado, oferecendo uma estrutura de alto nível”, disse Nunes.

O último dia de competições das modalidades coletivas, realizado neste sábado (25), em Brasília, começou com dois pódios pelo período da manhã para o Rio Grande do Norte. Na disputa pelo título do basquete feminino, o Mater Christi, de Mossoró, não conseguiu passar pelas adversárias de Alagoas, ficando com uma honrosa medalha de prata. Na disputa pelo bronze do vôlei feminino, as meninas do Henrique Castriciano venceram o Tocantis.

 O coroamento da excelente participação potiguar veio no período da tarde com as duas medalhas de ouro conquistadas pelo basquete masculino, que teve o Salesiano Dom Bosco, de Natal, vencendo a grande final contra o Mato Grosso, e em seguida o vôlei masculino do colégio Sagrada Família ganhando a decisão do título contra o Amazonas.  

Voleibol do Sagrada Família foi medalha de ouro dos JEJs (Foto/Divulgação)
Voleibol do Sagrada Família foi medalha de ouro dos JEJs (Foto/Divulgação)

 

Das cinco possíveis medalhas nas modalidades coletivas, o RN ficou com quatro. O futsal masculino, representado pelo colégio Encanto, terminou em quarto lugar. No individual, os potiguares somaram nove medalhas: um ouro no judô feminino, uma prata no judô masculino, uma prata no badmnton feminino, uma prata na luta olímpica, um bronze no badminton masculino, um bronze na luta olímpica, um bronze na natação e dois bronzes na ginástica rítmica.

Os Jogos Escolares da Juventude de 2017 reúnem mais de quatro mil alunos/atletas de 27 estados brasileiros e são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Grupo Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio da Estácio e do Governo de Brasília.