Em

RN vai levar 160 atletas para os Jogos Escolares da Juventude em Brasília


O Rio Grande do Norte vai levar 160 atletas, 21 técnicos e sete dirigentes para a etapa de 15 a 17 anos dos Jogos Escolares da Juventude, que acontecerá de 15 a 26 de novembro em Brasília. A apresentação oficial da delegação com 188 integrantes ocorreu nesta terça-feira (7) no auditório da Escola de Governo e contou com a presença do secretário de Estado do Esporte e do Lazer, Canindé de França, que destacou o compromisso do Governo do Estado com o desporto escolar.

“Esse já é o terceiro ano de Jogos Escolares da Juventude e mais uma vez o Governo do Estado mostra todo o seu empenho em enviar os seus melhores alunos/atletas para Brasília, enquanto muitas delegações irão de ônibus, a nossa viajará de avião, proporcionando toda a estrutura necessária para o melhor desempenho na competição. Dedicamos a todos boa sorte e que representem muito bem o nosso estado, trazendo muitas medalhas”, disse Canindé. 

Secretário da SEEL, Canindé de França, participou da cerimônia de apresentação oficial da delegação (Foto/Divulgação)
Secretário da SEEL, Canindé de França, participou da cerimônia de apresentação oficial da delegação (Foto/Divulgação)

 

O secretário adjunto da SEEL, João Pessoa, lembrou da importância do bom desempenho, pois toda a delegação possui potencial para participar do Programa do Bolsa-Atleta Estadual. “Temos cinco bolsistas nessa delegação e poderemos ter mais no ano que vem, todos aqui possuem potencial de lutarem pelos primeiros lugares e em 2018 pleitearem por uma bolsa-atleta do Governo do Estado”, revelou João Pessoa.

Dentre os bolsistas está o campeão mundial de judô, Aldi Oliveira, que mandou um recado para os atletas. “Aí pessoal, não basta competir, tem que ser o melhor. Vamos em busca das medalhas de ouro para o Rio Grande do Norte”, disse. O chefe da delegação será Cezar Nunes e o primeiro grupo que embarca para a capital do Brasil é o da modalidade individual (atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta Olímpica, natação, tênis de mesa e xadrez), no dia 15 de novembro. Os atletas das modalidades coletivas (basquete, futsal, handebol e vôlei) seguem no dia 20. 

Todos os representantes potiguares foram selecionados na etapa regional dos Jogos da Juventude Escolar do Rio Grande do Norte (VI JUVERNs). Promovidos pelo Governo do Estado, por meio da SEEL, a competição de 2017 bateu novo recorde de participantes, atingindo a marca de 6.140 alunos/atletas, de 434 escolas públicas e privadas de 91 municípios, e alcançando um crescimento de 153% no número de participantes em três anos.

O maior evento esportivo estudantil do país reunirá em Brasília 4 mil atletas, 525 técnicos e 169 dirigentes de 1.357 escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Grupo Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio da Estácio e do Governo de Brasíla.