Em

RN vai sediar as etapas regional e nacional dos JEJs


Chefe de gabinete da SEEL, Cezar Nunes (D), ao lado do presidente do COB, Paulo Wanderley (C) e do coordenador dos JUVERNs da SEEL, Fábio Bezerra (Foto/Divulgação)
Chefe de gabinete da SEEL, Cezar Nunes (D), ao lado do presidente do COB, Paulo Wanderley (C) e do coordenador dos JUVERNs da SEEL, Fábio Bezerra (Foto/Divulgação)

O resultado esforço do Governo do Estado para trazer os Jogos Escolares da Juventude 2018 para o Rio Grande do Norte veio em dose dupla. Na noite desta quarta-feira (28), na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou a capital potiguar como cidade sede da etapa regional Nordeste, de 12 a 16 de setembro, e etapa nacional, de 12 a 26 de novembro.

As conquistas foram comemoradas pelo chefe de gabinete da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL), Cezar Nunes, que acompanhou de perto o anúncio do COB. “O esforço do Governo do Estado para trazer os jogos foi recompensado em dobro, além de sediarmos a etapa nacional com 27 estados participantes, também teremos a honra de sediar a etapa regional com nove estados do Nordeste”, disse Nunes que agradeceu o apoio da ABIH, Natal Convention, Emprotur e Setur.

O presidente do COB, Paulo Wanderley, aprovou a escolha e revelou que estará em Natal no dia 18 de abril para o lançamento oficial. “Nós do COB temos a certeza de que o estado do Rio Grande do Norte atenderá as nossas expectativas, realizando juntos os melhores jogos escolares da história. Em breve, no dia 18, estarei em Natal para fazer o lançamento oficial junto aos potiguares”, comunicou o dirigente que irá participar do Fórum Estadual dos Secretários Municipais de Esporte e Lazer do RN (FESMEL).

Em números, os Jogos Escolares da Juventude deverão reunir cerca de 1.800 atletas em Natal na fase regional e 8 mil na etapa nacional. “Além de promovermos o esporte em nosso estado, também estaremos movimentando a economia e turismo da capital”, explica o chefe de gabinete da SEEL. O COB anunciou na visita a Natal que investirá R$ 9,5 milhões em diárias de hotel, refeições e transporte.

O maior evento esportivo estudantil do Brasil reunirá em Natal atletas de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos das escolas públicas e particulares de todo o país. Serão disputadas competições nas modalidades de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei indoor e de praia.

Além de promover o esporte, o evento também conta com uma ampla gama de ações paralelas às competições. O objetivo é também fortalecer os vínculos entre os participantes e aproximá-los dos valores olímpicos e dos exemplos positivos das práticas esportivas. O COB conta com o patrocínio oficial da Coca-Cola e transmissão pela rede Globo.