Em

Governo e sociedade discutem o paradesporto potiguar


A Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEL-RN) realiza nesta quinta-feira (8) o I Seminário Estadual do Paradesporto Escolar, a partir das 8h, na Escola de Governo. Na sexta-feira (9) está programado a I Amostra Científica do Paradesporto Escolar, no auditório da SEEL. Os eventos fazem parte das ações que o Governo do Estado vem realizando para o desenvolvimento do paradesporto potiguar e a qualificação dos profissionais envolvidos.

Para o seminário está confirmado a palestra do professor Alberto Martins da Costa, diretor técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que falará sobre o “Paradesporto no Brasil, cenário e atual perspectivas para o futuro”. Também serão apresentadas as ações efetivas da Secretaria Estadual de Educação e Sub-coordenadoria de Educação Especial (SEEC/SUESP) para os estudantes com deficiência pelo professor Joiran Medeiros e as atividades da SEEL em prol do desenvolvimento e consolidação do paradesporto potiguar pelo professor Tibério Maribondo.

Evento será nesta quinta-feira na Escola de Governo(Foto/Divulgação)
Evento será nesta quinta-feira na Escola de Governo(Foto/Divulgação)

“O seminário e a amostra científica do paradesporto visam estimular as políticas públicas de inclusão social das pessoas com deficiência no Rio Grande do Norte através do esporte e lazer, além de promover a capacitação dos profissionais de Educação Física envolvidos neste processo, mostrando todo o trabalho já existente”, explica o secretário da SEEL, Canindé de França.

As ações da SEEL em 2017 voltadas para o paradesporto não param por aí. No mês de maio foram realizadas 14 oficinas temáticas no interior do estado, nos municípios de Santa Cruz, Macau, Apodi, Mossoró, Currais Novos, São Paulo do Potengi, Caicó, Pau dos Ferros, Umarizal, Taipu, Ceará-Mirim, Nova Cruz e João Câmara, além de Natal. De acordo com o coordenador do Paradesporto, professor Tibério Maribondo, a SEEL também articula com os municípios a realização da Caravana da Superação, projeto que divulga as modalidades paralímpicas praticadas no Rio Grande do Norte, além da realização do I Seminário Internacional Paralímpico Escolar, programado para o mês de julho.