Em

Potiguar brilha no Open Internacional de atletismo no RJ

Thalita Simplício conquistou duas medalhas


1
Thalita Simplício conquistou duas medalhas (CPB/Divulgação)

A potiguar Thalita Simplício brilhou na edição 2016 do Open Internacional Caixa Loterias de Atletismo, encerrada neste sábado no Rio de Janeiro. A jovem atleta da Adevirn conquistou duas medalhas, sendo uma de ouro nos 400 metros da classe T11 (cegos totais) e um bronze no salto em distância. Neste ano, a competição serviu como evento-teste para os Jogos Paralímpicos do Rio-2016. E, de acordo com a delegação brasileira, que liderou o quadro de medalhas do campeonato, a disputa no Estádio Olímpico do Rio de Janeiro (Engenhão) foi um sucesso.

A Seleção Brasileira encerrou sua participação com 124 medalhas (49 de ouro, 36 de prata e 39 de bronze). Para ficar com o ouro nos 400 metros, Thalita Simplicio, de 18 anos, registrou o tempo de 58s22, que teria lhe rendido a segunda posição no Mundial de Doha, Catar, em outubro do ano passado.

O próximo compromisso dos principais atletas brasileiros será a primeira etapa nacional do Circuito Caixa Loterias de Atletismo e Natação, entre os dias 24 e 26 de junho. A competição ocorrerá no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, que fica na Zona Sul de São Paulo e que, nesta segunda-feira, 23, será entregue oficialmente para o início das atividades dos atletas.

O Open Internacional Caixa Loterias de Atletismo Paralímpico, no Rio de Janeiro, contou com a presença de 316 atletas de 23 países. O evento faz parte da série de Grand Prix promovida pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês). “Como delegação, aproveitamos muito bem para poder saber os fluxos dos atletas, o tempo que teremos entre treinos, aquecimentos e provas. Então, do ponto de vista de preparação para os Jogos, foi excelente. Pelo lado da performance, foi ainda melhor. Vimos bastante dos nossos atletas fazendo as melhores marcas da vida. Houve muito resultado”, afirmou Edilson Alves da Rocha, o Tubiba, diretor técnico do CPB.