Em

Potiguar é convocado para seleção brasileira de judô


Com foco total na preparação rumo a Tóquio, sede dos próximos Jogos Paralímpicos, em agosto, a seleção brasileira de judô viaja no mês que vêm para a Europa, onde passará por um período de treinos e competição na Alemanha e Espanha. A Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) divulgou a lista dos judocas que viajam para o Velho Continente. Entre eles está o potiguar Arthur Cavalcante da Silva, da ADEVIRN.

Arthur (E) foi convocado pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais.
Arthur (E) foi convocado pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais.

A primeira parada será em Frankfurt, onde a delegação chegará no dia 7 de fevereiro. De lá, seguirá até Heidelberg, a cerca de 80 km, palco do German Open, torneio que será disputado no sábado, 8, mas não conta pontos para o ranking mundial. Os dois dias seguintes serão de treinamento, ainda na Alemanha.

Encerrada a jornada alemã, a seleção partirá para Madri, onde também trocará experiências de treinamentos até o dia 16. Esse intercâmbio frequente é parte essencial do planejamento do judô, como sempre frisa a comissão técnica, uma vez que permite aos atletas estarem em contato com outras escolas da modalidade.

Neste ano, os judocas brasileiros já participaram do Pan de Montreal, no Canadá, onde obtiveram excelentes resultados – nove medalhas, sendo cinco de ouro. Antes dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, eles terão duas etapas do Grand Prix da IBSA, uma na Inglaterra, em abril, e outra no Azerbaijão, em maio, para pontuarem. Vale lembrar que é com base no ranking mundial que se define os participantes dos Jogos.