Em

Regata do Centenário em Natal premia o Náutico-PE como campeão

Cinco entidades tiveram representantes nas provas


1
Cinco entidades tiveram representantes nas provas (Canindé Pereira/Assessoria)

O Iate Clube de Natal reviveu seus tempos áureos das competições de remo na manhã do último sábado (21). Seis clubes, dez provas, torcida empolgada deram o tom da Regata do Centenário em comemoração aos 100 anos do América Futebol Clube e ao dia da Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da capital potiguar. No fim, título para o Clube Náutico Capibaribe-PE.

O evento teve o auxílio da Federação Norte-rio-grandense de Remo e reuniu competidores do Centro Náutico Potengy, Sport Club de Natal e Clube de Regatas União do Rio Grande do Norte, Clube Náutico Capibaribe e Liga Pernambucana de Remo, de Pernambuco. As disputadas aconteceram no rio Potengi. “Ficamos muito felizes com a realização e sucesso da Regata do Centenário. Além da participação dos clubes que vieram prestigiar este evento, nós comemoramos a alegria de reencontrar ex-atletas que, até, se emocionaram assistindo as provas e isso é muito importante. Em uma data bastante especial, o dia da nossa padroeira Nossa Senhora da Apresentação, estamos comemorando não só o centenário do América, como também do Sport Club Natal e Centro Náutico Potengy, por isso que intitulamos Regata do Centenário”, disse Hermano Morais, presidente do América.

O troféu de grande campeão da competição levou o nome do propulsor do remo no estado, Humberto Nesi. Além de ter sido presidente do próprio América, Humberto também fundou a Federação Norte-riograndense de Remo. Seu filho, Fernando Nesi, tido como um dos grandes incentivadores do esporte amador no Rio Grande do Norte, representou a família e se mostrou emocionado com o reconhecimento.

“Vejo este fato com muita alegria. Há muitos anos o remo era movimentado por grandes clubes inclusive o América. Meu pai foi um homem muito feliz por tudo aquilo que praticou, foi o primeiro presidente da federação aquática, presidiu o América e deixou uma história muito bonita. Eu como filho me sinto na obrigação e dever de continuar pregando aquilo que ele também fazia por amor ao esporte. Sinto-me mais feliz ainda por estar vivo e poder testemunhar o centenário de grandes clubes da minha cidade e as lembranças são muito fortes, pois revejo tudo aquilo que ele pregou em vida. Nada mais gratificante, pra mim, estar aqui e poder premiar os campões desta regata”, declarou, de forma emocionada, Fernando Nesi.

Após o término das provas e contabilização dos pontos conquistados, a organização do evento confirmou o título do Náutico-PE, que empatou em 34 pontos com o segundo colocado, Centro Náutico Potengy-RN, no entanto ficou com o troféu Humberto Nesi em razão de ter ficando mais vezes em primeiro lugar nas provas disputadas.

COLOCAÇÕES POR PROVA:

1.000m Masculino: 1º Centro Náutico Potengy / 2º Sport Club Natal / 3º Sport Club Natal

500m Estreante Feminino: 1º Náutico-PE / 2º Sport Club Natal / 3º Sport Club Natal

500m Estreante Masculino (canoe single): 1º Centro Náutico Potengy / 2º Náutico-PE / 3º Centro Náutico Potengy

1.000m Aberto Feminino: 1º Náutico-PE / 2º Centro Náutico Potengy / 3º Sport Club Natal

1.000m Master D: 1º Náutico-PE / 2º Centro Náutico Potengy

1.000m Júnior Masculino (1) – 1º Centro Náutico Potengy / 2º Sport Club Natal / 3º Sport Club Natal

500m Estreante Feminino (canoe single): 1º Náutico-PE / 2º Sport Club Natal / 3º Centro Náutico Potengy

1.000m Master D: 1º Náutico-PE / 2º Centro Náutico Potengy / 3º Liga Pernambucana de Remo

1.000m Júnior Masculino (2): 1º Náutico-PE / 2º Centro Náutico Potengy / 3º Náutico-PE

1.000m Sênior: 1º Centro Náutico Potengy / 2º Náutico-PE / 3º Náutico-PE

COLOCAÇÃO FINAL

1º – Clube Náutico Capibaribe (PE) – 34 pts

2º – Centro Náutico Potengy (RN) – 34 pts

3º – Sport Club Natal (RN) – 32 pts

Da Assessoria