Em

Natal sedia sétima etapa do Circuito Brasileiro de vôlei de praia

Etapa começa nesta sexta (16) com as melhores duplas do país


1
Etapa começa nesta sexta (16) com as melhores duplas do país

Um dos maiores nomes do vôlei de praia brasileiro, a medalhista olímpica Juliana pode ser considerada uma verdadeira nômade. A atleta nascida em Santos (SP), federada pelo Ceará e que treina e passa boa parte do tempo no Rio de Janeiro (RJ), terá uma torcida especial na sétima etapa Open do Circuito Brasileiro 2015/2016 que acontece entre os dias 19 e 21 de fevereiro na arena montada ao lado do Forte dos Reis Magos, em Natal.

“Eu tenho uma colega que brinca comigo dizendo que tenho muitos lugares peseciais, e sempre conheço alguém de quase todos os lugares do mundo. Vivi em Natal um bom tempo, acho que uns 13 anos. Guardo as melhores lembranças de minha vida. Minha infância e adolescência vivi por lá. Meus mais antigos amigos são de lá, onde comecei a jogar vôlei”, contou Juliana.

Apesar da relação familiar com a capital potiguar, Juliana jogou apenas três competições na cidade e conquistou o pódio ao lado da ex-parceira Larissa na temporada de 2005. Agora, onze anos depois, a natalense de coração está em nova fase da carreira, com parceria recém-formada com a cearense Taiana (juntas foram campeãs mundiais Sub-21 em 2001) e com objetivo de evoluir.

“Estou em um projeto novo e nossa expectativa é apresenta uma evolução da etapa anterior. As duas vezes que joguei em Natal fui à decisão, e este será nosso objetivo também”, comentou a atleta que espera contar com um reforço nas arquibancas.

“Minha família e amigos me aguardam ansiosos e estarão presentes na arena. Uma coisa eu tenho certeza: não será uma torcida na arquibancada, mas outros corações ao nosso lado. Isso me motiva de uma maneira diferente”, completou.

O torneio masculino terá Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), Guto/Saymon (RJ/MS), Thiago/Pedro Cunha (SC/RJ), Hevaldo/Bruno (CE/AM), Luciano/Márcio Araújo (ES/CE), Ricardo/Emanuel (BA/PR), Álvaro Filho/Vitor Felipe (PB), Allison Francioni/Vinícius (SC/ES), Jô/George (PB), Léo Gomes/Bernat (RJ), Marcus/Léo Vieira (RJ/DF), Bernardo Lima/Rodrigo Saunders (CE), Benjamin/Daniel Souza (MS/RJ), Gilmário/Daniel Lazzari (PB/SC), Maia/Alexandre (RJ) e Márcio Gaudie/Vinícius (RJ).

Na competição feminina as duplas serão Duda/Elize Maia (SE/ES), Juliana/Taiana (CE), Lili/Maria Elisa (ES/PE), Rachel/Ângela (RJ/DF), Izabel/Camila (PA/RJ), Thati/Renata (PB/RJ), Neide/Rebecca (AL/CE), Ana Patrícia/Carol Horta (MG/CE), Andrezza/Danielle (AM/MS), Andressa/Tainá (PB/SE), Flávia/Amanda (RJ), Pauline/Érica Freitas (RJ/MG), Bruna/Semírames (PB/SP), Luciana/Luiza Amélia (CE), Fernanda Nunes/Thaís (RJ) e Fabíola/Rafaela (DF/PA).

A liderança do torneio masculino após as seis etapas disputadas é de Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), que soma 1.880 pontos. Na sequência estão Guto/Saymon (RJ/MS), com 1.760 pontos. No feminino, Larissa/Talita (PA/MS) lidera com 2.320, com Duda e Elize Maia na segunda posição, tendo obtido 1.880 pontos até agora.

SISTEMA DE DISPUTA
O Circuito Brasileiro Open será realizado em três dias, sempre com jogos tanto do masculino e feminino. Os jogos começam na sexta-feira (19.02), quando ocorrem os jogos da primeira fase. No sábado (20.02) serão disputadas a repescagem (Round 1), quartas de final e semifinais. O domingo (21.02) sedia a disputa de bronze e a final masculina e feminina. As decisões terão transmissão ao vivo do SporTV.

Os primeiros colocados de cada grupo – nos dois naipes – avançam direto às quartas de final, enquanto segundos e terceiros de cada chave disputam o Round 1 (repescagem). Os vencedores das quartas avançam às semifinais.

HISTÓRICO
Natal (RN) receberá uma etapa do Circuito Brasileiro Vôlei de Praia pela 9ª vez. A cidade recebeu a competição em 1991, 1993, 1994, 1998, 2000, 2001, 2005 e 2014. A medalhista olímpica Shelda (RJ/CE) é a maior vencedora na cidade, tendo conquistado quatro ouros (1994, 1998, 2000 e 2001).

O baiano Paulo Emílio lidera o número de vitórias entre os homens, tendo sido campeão em 1991, ao lado de Paulão (BA), ano da primeira edição do Circuito, em 1994, com Zé Marco (PB) e em 2000 ao lado de Garrido (PE). Na última visita à cidade, Emanuel/Pedro Solberg (PR/RJ) e Talita/Taiana (AL/CE) subiram ao lugar mais alto do pódio (veja a lista completa de vencedores abaixo).

CREDENCIAMENTO
Os jornalistas e fotógrafos interessados em realizar a cobertura da etapa de Natal (RN) do Circuito Brasileiro Open devem enviar pedido de credenciamento com nome completo, função, veículo e RG para o e-mail ‘imprensa@volei.org.br’. A retirada das credenciais será realizada na própria arena, na sala de imprensa, na sexta-feira (19.02) das 9h às 15h, e no sábado (20.02), das 9h às 19h.

Os profissionais deverão apresentar-se com o crachá funcional do veículo pelo qual trabalham ou com uma carta de solicitação de credenciamento em papel timbrado do mesmo, assinado pelo chefe de reportagem ou editor. O jornalista Rogério Lauback (21 99422-7157) realizará o credenciamento e auxiliará a imprensa.

Importante:Não haverá entrega de credenciais no domingo (21.02), dia das finais.

CAMPEÕES EM NATAL (RN)

1991 – Natal (RN) – Paulão/Paulo Emílio (BA)

1993 – Natal (RN) – Franco/Roberto Lopes (CE)

1994 – Natal (RN) – Paulo Emílio/Zé Marco (BA/PB) / Gerusa/Shelda (RJ/CE)

1998 – Natal (RN) – Tande/Giovane (RJ/MG) / Adriana Behar/Shelda (RJ/CE)

2000 – Natal (RN) – Paulo Emílio/Garrido (BA/PE) / Adriana Behar/Shelda (RJ/CE)

2001 – Natal (RN) – Tande/Emanuel (RJ/PR) / Adriana Behar/Shelda (RJ/CE)

2005 – Natal (RN) – Murilo/Fabinho (PE/CE) / Juliana/Larissa (CE/PA)

2013/2014 – Natal (RN) – Emanuel/Pedro Solberg (PR/RJ) / Talita/Taiana (AL/CE)

Do CBV