Em

Festa do xadrez potiguar

Mais de 250 enxadristas disputam título dos JUVERNs


Mais de 250 enxadristas de escolas públicas e privadas de 20 municípios potiguares começaram nesta sexta-feira (28), na Escola de Governo, no Centro Administrativo, em Natal, a disputa pelo título dos Jogos da Juventude Escolar do Rio Grande do Norte (VI JUVERNS), nas categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos. O número de participantes é um recorde na história do xadrez, apresentando um crescimento de 100% na modalidade.

Campeões serão definidos neste domingo (30). Os melhores se classificam para fase nacional (Foto/Divulgação)
Campeões serão definidos neste domingo (30). Os melhores se classificam para fase nacional (Foto/Divulgação)

O sucesso deve-se ao trabalho de interiorização que a Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL) vem desenvolvendo ao longo dos últimos três anos. “A divulgação dos JUVERNs através das regionais por meio das DIREDs está mostrando resultados. De 2016 para cá conseguimos dobrar o número de escolas públicas e privadas e alunos enxadristas participantes”, comemorou o coordenador dos JUVERNs, professor Fábio Bezerra.

As disputas do xadrez na Escola de Governo prosseguem até o domingo, quando serão conhecidos os campeões nas duas categorias. Neste sábado (29) começam mais duas competições. Na Vila Olímpica de Macaíba haverá a realização da luta olímpica, enquanto que na Associação dos Tenistas de Mesa (ATM), localizado na avenida Ayrton Senna, acontecerá os jogos do tênis de mesa. Também serão realizadas neste dia as finais do vôlei de praia, no Aerocube de Natal.

Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL), a sexta edição dos JUVERNs apresenta duas grandes novidades neste ano: a participação maciça do interior e a fase final em Natal com direito a hospedagem e alimentação para as delegações, reunindo mais de dois mil alunos/atletas na capital.

Os JUVERNs também valem como seletiva para a fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude, maior evento esportivo estudantil do país realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). A edição de 2017 será realizada na cidade de Curitiba (etapa 12 a 14 anos) e Brasília (etapa 15 a 17 anos), nos meses de setembro e novembro, respectivamente. Em 2016, o Rio Grande do Norte realizou sua melhor participação, conquistando 24 medalhas (cinco de ouro, dez de prata e nove de bronze).