Em

Interior é campeão no xadrez dos JUVERNs


As escolas públicas do interior do Estado dominaram o pódio das disputas do xadrez dos Jogos da Juventude Escolar do Rio Grande do Norte (VI JUVERNs), realizado neste final de semana na Escola de Governo com mais de 250 alunos/atletas de 20 municípios potiguares. A Escola Estadual Aluízio Alves, de Poço Branco, sagrou-se campeã  na categoria de 12 a 14 anos, enquanto o IFRN de João Câmara conquistou o primeiro lugar geral na categoria de 15 a 17 anos.

EM Aluízio Alves, de Poço Branco, conquistou o primeiro lugar na categoria 12 a 14 anos (FotoDivulgação)
EM Aluízio Alves, de Poço Branco, conquistou o primeiro lugar na categoria 12 a 14 anos (FotoDivulgação)

 

O chefe de gabinete da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL), Cezar Nunes, disse que o crescimento do xadrez nos municípios é resultado do trabalho de interiorização que o Governo do Estado vem realizando ao longo dos últimos anos. “O trabalho de divulgação dos JUVERNs no interior do Estado está trazendo excelentes resultados em várias modalidades e o xadrez mostrou isso com a grande participação dos municípios e escolas estaduais e municipais”, explicou Nunes.

Na categoria 12 a 14 anos, masculino, o aluno/atleta campeão e classificado para a fase nacional foi João Gabriel da Silva, da Escola Municipal Aluízio Alves, do município de Poço Branco. Essa será a segunda participação de João Gabriel nos Jogos Escolares. “No ano passado estava muito ansioso, era tudo novidade, mas agora vou contar com a experiência para ajudar a trazer uma medalha para o Rio Grande do Norte”, disse o atleta que ficou entre os dez melhores do Brasil em 2016. No feminino, quem venceu foi Nadia Beatriz, do Colégio Potencial, de Natal.

Pela categoria 15 a 17 anos, feminino, Annyara Gomes, do IFRN de João Câmara, conquistou a medalha de ouro e a vaga para a fase nacional em Brasília. No masculino, o vencedor foi Lucas Matheus de Oliveira, do IFRN de Natal. A premiação contou com a presença do vice-presidente da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), Maximo Macedo, que elogiou a organização do evento. “O Governo do Estado está de parabéns pela estrutura oferecida aos atletas, que ganharam transporte, hospedagem e esse belo espaço da Escola de Governo”.

 

Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL), a sexta edição dos JUVERNs prossegue nesta segunda-feira (31) com as disputas do futsal e handebol. Os jogos ocorrem até o dia 4 de agosto nos ginásios do DED e Contemporâneo Cidade Verde.

CLASSIFICAÇÃO GERAL – XADREZ

Escolas – 12 A 14 anos

1º – EM Aluízio Alves/Poço Branco

2º – Colégio Potencial/Natal

 

Escolas – 15 a 17 anos

1º – IFRN João Câmara

2º – IFRN Natal

 

12 a 14 anos – Masculino

1º – João Gabriel (EM Aluizio Alves)

2º – João Victor (EM Alízio Alves)

3º – Eduardo Medeiros (CEI)

 

12 a 14 anos – Feminino

1º – Nadia Beatriz (Colégio Potencial)

2º – Alessandra Kelly (EE Apolinária Jales/Messias Targino)

3º – Karina Ingryd (Contemporâneo)

 

15 a 17 anos – Masculino

1º – Lucas Matheus (IFRN Natal)

2º – Kalyson Kewen Ribeiro (EE Dr. Severiano/Macaíba)

3º – Carlos Henrique (Diocesano)

 

15 a 17 anos – Feminino

1º – Annyara da Silva (IFRN João Câmara)

2º – Lívia Maria Figueiredo (IFRN João Câmara)

3º – Kyvia Dantas (EE Estudante José Francisco)