Em

JUVERNs apresenta os campeões do xadrez


Foram definidos nesta sexta-feira (6) os campeões do xadrez dos Jogos da Juventude Escolar do Rio Grande do Norte (VIII JUVERNs). A fase final realizada na Escola de Governo reuniu mais de 300 enxadristas de 63 escolas públicas e privadas de 23 municípios potiguares.
Na categoria 12 a 14 anos, feminino, Isabele Soares Branco, do colégio Neves, foi a vencedora, enquanto Enzo Magalhães de Lima, do Marista, ganhou a medalha de ouro no masculino. Na categoria 15 a 17 anos, os campeões foram Karina Ingryd Oliveira da Silva, do Contemporâneo, e Davi Alves do Nascimento, do IFRN de Parnamirim.

Quatro enxadristas irão representar o RN na fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude em Blumenau. (Foto/Divulgação)
Quatro enxadristas irão representar o RN na fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude em Blumenau. (Foto/Divulgação)
Os quatro vencedores se classificaram para a fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude, maior evento escolar do país promovido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), que nesse ano terá como sede a cidade de Blumenau-SC, no mês de novembro. Os participantes receberão transporte aéreo, hospedagem e alimentação.
Participaram da cerimônia de premiação os professores Igor Macedo e Maximo Macedo, da Federação Norte-rio-grandense de Xadrez, o coordenador dos JUVERNs, Fábio Bezerra, e o coordenador de esportes da Subsecretaria de Esporte e Lazer (SEEC/SEL), Cezar Nunes.
Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SEEC/SEL), os JUVERNs de 2019 ultrapassaram a marca de 9.000 alunos/atletas participantes de 500 escolas públicas e privadas localizadas em 120 municípios do RN. Foram disputadas 15 fases regionais, quatro inter-regionais e até o momento quatro fases finais.
As fases finais das modalidades individuais prosseguem nos dias 9 e 10 com as provas da natação, na piscina do colégio Marista, em Natal. Nos dias 13 e 14 serão realizadas as disputas do badminton, no ginásio da Facex. O tênis de mesa e o vôlei de praia acontecerão nos dias 14 e 15, no ginásio do DED e Aeroclube, enquanto o ciclismo está marcado para o dia 28, na Rota do Sol.